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Stocco em tempo integral



Na busca de um atendimento mais intenso aos estudantes, nosso colégio implementou o período integral há alguns anos e desde então colabora com as famílias que precisam deixar os filhos conosco além do período regular de estudos.

No entanto, algumas nos questionam se o tempo prolongado fora de casa e do círculo familiar é demasiado, se não vale mais a pena uma babá em casa ou deixá-los alguns dias com os avós no período contrário às aulas…

E quando eles estão maiores, outros pensamentos sobrevêm, tais como: “Não será hora de delegar mais responsabilidade e deixá-los em casa com mais autonomia para que dêem conta sozinhos das tarefas de casa e estudo diário? ”

Diante de algumas questões como essas podemos afirmar que nossos estudantes do integral são muito felizes, pois têm vínculo de pertencimento que se estabelece a partir das relações com a equipe docente e gestora e também com os espaços saudáveis e cooperativos de aprendizagem, além de serem atendidos frente às necessidades relacionadas à formação acadêmica e humanística. Eles demonstram o bem-estar causado pela segurança e carinho pelo qual são acolhidos.

Como é a vivência e interação dos estudantes no período integral?

Os dias no integral são bastante valiosos e o amadurecimento e a autonomia são atingidos mais facilmente por meio das propostas que vão além dos estudos diários e preparo para as provas. Cada estudante tem a rotina organizada para usufruir também das Oficinas Culturais e Esportivas, dos projetos e das saídas pedagógicas, de maneira que o conhecimento é ampliado paulatinamente. A interação e a convivência com os outros da mesma idade também são fortalecidas e os valores que nos ajudam a coexistir se consolidam como sendo marcas inerentes ao caráter, tais como o respeito, a colaboratividade e a amizade.

As atividades são conduzidas por educadores habilitados e bastante preparados para lidar com situações inerentes à infância e à adolescência. Os grupos são formados por alunos de idades próximas.

E qual a abordagem desenvolvida na Educação Infantil e no Ensino Fundamental?

Na Educação Infantil eles têm a possibilidade de vivenciar situações lúdicas especialmente elaboradas para quem fica o dia inteiro na escola, usufruindo mais intensamente o imenso espaço verde do Stoquinho.

No Ensino Fundamental os alunos são preparados para as avaliações e realização das tarefas de casa e propostas de aprofundamento de conteúdos e têm oportunidades de participar de projetos pedagógicos específicos para quem frequenta esse período.

Em época de provas professores convidados atuam com os estudantes do Ensino Funda-mental II e aplicam exercícios de aprofundamento de estudo para melhor aprendizagem. A Orientação Educacional propõe vários programas especiais que contribuem para potencializar as habilidades de cada um e reflexão sobre a elaboração do projeto de vida.

Além das atividades de suporte pedagógico, todos são envolvidos em propostas para ampliar o repertório cultural e com as diversas áreas do conhecimento.

Há momentos exclusivos e diferenciados de festividades. Esses são realizados ao longo dos semestres e por meio deles se oportuniza novas aprendizagens que extrapolam os muros da escola. A maior parte dessas saídas são realizadas sem custos adicionais em decorrência do uso de transporte próprio do Colégio.

Alimentação acompanhada por especialistas

No que diz respeito à alimentação, os funcionários do Stoquinho, recentemente, receberam formação em três módulos pelo SENAC e acompanhamento permanente de nutricionista. Reformas estruturais foram realizadas e equipamentos de ponta adquiridos pelo Colégio, a fim de aumentar ainda mais a produtividade e variedade do cardápio ofertado e na Unidade 3 a cantina fornece os alimentos, todos eles preparados em suas próprias dependências, proporcionando alto padrão de qualidade.

Na Educação Infantil e no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental são servidas diariamente quatro refeições: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e pré-jantar. Na Unidade 3 onde os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão alocados, são fornecidos o almoço completo e o lanche nos intervalos.

Importante destacar que o nosso trabalho está à disposição para realizarmos de maneira comprometida a formação dos indivíduos que estão sob a nossa responsabilidade. Cada uma de nossas ações é parte integrante da proposta educacional, com a organização e harmonia necessárias para que crianças e jovens usufruam de todas as oportunidades que podemos lhes oferecer.

Esse engajamento e o cuidado que temos com cada um, desperta neles o que têm de melhor.

Stocco em tempo integral

Adaptação escolar na Educação Infantil – que processo é esse?



Início de ano escolar.

E lá vamos nós juntas nessa caminhada.

Família e Escola!

É isso que faz toda a diferença.

Para algumas, essa é a primeira vez que o (a) seu (sua) filho (a) estuda conosco. Para outras, um novo ano escolar, com pessoas ainda desconhecidas, novos coleguinhas e professores com os quais ele (ela) não convivia.

Isso gera expectativas…

Seja qual for o motivo, fazer com que esse momento seja o mais tranquilo possível exige de nós algumas atitudes para garantir que tudo transcorra bem.

A adaptação é de todos. Ela é um momento especial e varia de criança para criança. Por essa razão, é muito importante que cada família demonstre interesse pelas propostas realizadas, participe das reuniões, questione o que for preciso e, sobretudo, confie em sua intuição e no Stocco.

E como ter um bom ano escolar?

Como mais uma contribuição, resolvemos nesse texto compilar orientações com o intuito de colaborar para que 2020 comece bem e seja um ano de boas vivências, convivências e muito aprendizado. Afinal, nos planejamos para isso e fomos escolhidos como a escola de seus filhos.

  1. Converse com a direção, com a coordenação e com os professores para conhecer a rotina e ouvir as orientações sobre essa fase. Questione tudo o que quiser saber. Todas as perguntas são importantes.
  2. Exponha sobre as suas expectativas em relação ao trabalho que será desenvolvido.
  3. Evite que a criança falte à escola. Comparecer todos os dias contribuirá para a formação do hábito.
  4. Converse com ela diariamente sobre as vivências que ela terá e procure desenvolver o hábito de pontualmente comentar sobre algo que você gosta da escola que a família escolheu. Um espaço, uma atividade etc.
  5. Transmita segurança de que fez a melhor escolha sobre onde deseja que ela estude.
  6. Não ceda aos choros e à resistência. Insista para que permaneça na escola. Isso contribuirá para a formação do vínculo e para a aquisição de segurança por parte dela. Se possível, fique na instituição ou peça para um parente fazer isso. Nesse comecinho estamos estabelecendo vínculos e o apoio de alguém da família é muito importante.
  7. Quando se ausentar do espaço escolar, avise-a que sairá por um instante, mas que retornará. Sumir do campo visual dela só gerará insegurança.
  8. Evite demonstrar medo e preocupação e não chore na frente dela, pois poderá entender que há algo errado naquela situação. Você também está em adaptação. Que tal falar conosco sobre suas angústias em relação ao que está acontecendo?
  9. Esteja atenta às reações dela. Isso é de extrema importância. Se perceber que algo a incomoda ou incomoda você, compartilhe conosco.
  10. Confiança na relação família/escola é algo a ser construído diariamente. Portanto, paciência durante o processo de adaptação.
  11.  A familiaridade ao ambiente escolar acontece aos poucos. Por essa razão, a criança precisa perceber que há afinidade entre a família e a escola. Forneça para nós todas as dicas que contribuirão para que ela sinta que há proximidade nos gestos de quem faz a troca de fraldas e oferece a alimentação, por exemplo. Não conseguiremos reproduzir na íntegra, mas a partir do momento em que sabemos um pouco mais da sua criança, conduziremos essas situações de maneira a deixá-la confortável e confiante.

O Stocco é a escolha certa!

Cada criança tem o seu tempo de adaptação e junto com a família conseguiremos demonstrar o quanto nossa escola é a escolha certa para ela.

Aos poucos, ao longo de toda a educação básica, aqui ela terá: espaços de aprendizagem diferenciados, convivência intensa com a natureza, colocará a mãozinha e o pezinho na terra, na areia, na grama, fará plantios e colheitas, descobrirá que aprender e construir conhecimentos acontece de maneiras distintas, que respeitamos o meio ambiente, que somos uma escola sustentável e, portanto, atenta à preservação do meio, que as aulas são impulsionadas pela tecnologia, com o uso de ferramentas digitais, que os educadores respeitam o ritmo dela e que conhecimento e afetividade caminham juntos.

Professora Dra. Jozimeire Angélica Stocco de C. N. da Silva
Diretora-Geral das Unidades 1, 2 e 3, Diretora Pedagógica da Unidade 1, Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela PUC/SP, Mestra em Educação, Especialista em Educação Infantil.

Estimular a Arte na educação: qual a importância?



Mas afinal, o que é Arte?

A arte é uma forma poética e sensível de expressar as emoções. Além de colaborar na formação do indivíduo, o torna crítico e reflexivo. Possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiadoras para o apreciador e, algumas vezes, ao olhar a composição, consagra-se uma reflexão sobre o significado da arte.

Contudo, a arte está ligada também aos fatores históricos e sociais, dialogando ativamente com nossa sociedade e acompanhando a evolução do homem, criando os estilos de época.

A Arte na educação e no currículo escolar do Colégio Stocco

Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, a Arte sofreu riscos de ser excluída do currículo escolar, fator que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Independente do fato, desde sua fundação, o Stocco sempre valorizou a disciplina assim como seus profissionais altamente qualificados.

Muitas vezes, o primeiro contato com as artes é na escola. No Colégio Stocco, o estímulo para esse estudo sempre foi um dos pontos primordiais para que os estudantes sejam protagonistas no processo de artístico, estimulado pelos educadores a terem a liberdade de expressão de maneira plena em dança, música, teatro e artes visuais.

A forma de ver ou fazer arte revela a compreensão que temos do mundo. O Colégio Stocco valoriza a diversidade de saberes e vivências culturais estimulando a liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade alinhadas à cidadania.

As Ciências Humanas aplicadas no Colégio Stocco



O estudo do ser humano no tempo e no espaço é a premissa das ciências humanas. O homem é um ser histórico e cultural, e com seu trabalho é capaz de modificar a natureza de acordo com suas necessidades e desejos, relacionando-se com ela e com seus semelhantes. Essas relações promovem mudanças espaciais, sociais, econômicas, políticas e culturais aptas a humanizar ou desumanizar a nossa espécie.

Nesse sentido, aprender História, Geografia, Filosofia, Antropologia e Sociologia possibilita as transformações necessárias para uma sociedade igualitária. Em outras palavras, sua função transcende o ensino de conceitos e conteúdos e deve colaborar para formar pessoas capazes de impactar a sua comunidade, por meio de uma postura ética e civilizada.

Esse movimento inicia-se no Colégio Stocco desde a Educação Infantil e amplia-se no Ensino Fundamental II, quando o adolescente já tem a capacidade de reflexão e abstração sobre si mesmo e os acontecimentos sociais.

Como ensinamos Ciências Humanas no Stocco?

Nossos Stoqueiros são estimulados a reconhecer a relação existente entre o fato, os agentes históricos e o tempo. E também a compreender as motivações e as consequências das ações dos indivíduos, a partir da leitura de notícias, livros, artigos, vídeos, documentos, obras de arte, vivências em estudos do meio, debates, seminários entre outras estratégias de ensino, para entender que a interpretação de um contexto pode assumir faces distintas.

Quais atividades relacionadas à Ciências Humanas o estudante desenvolve no Stocco?

Desenvolvemos diversas atividades relacionadas às diferentes competências: o Projeto Brumadinho, com a simulação da barragem no espaço Maker; Debate: “O que a Revolução Francesa tem a ver com você?”; Palestras com diversos  profissionais, como o geógrafo e professor Ricardo Alvarez, a deputada federal Tabata Amaral e o diretor e ator Paulo Betti, além da criação de jogos, com o recurso da gamificação, para aprender sobre o contexto geopolítico da América.

O processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido por meio da mediação do conhecimento, efetivada de maneira intencional pelo professor, com o objetivo primordial de favorecer o protagonismo do estudante nesse percurso, a fim de formar cidadãos com pensamento crítico e autônomos.

Alfabetização e Letramento



Desde a mais tenra idade, as pessoas entram em contato com a linguagem e, segundo estudos, apreendem o tom, o ritmo, a intensidade e os significados dos vocábulos.

Ao nascer, são inseridas num ambiente letrado. Inicialmente, fazem uso apenas de uma parte da linguagem. Aprendem a ler e a entender o mundo pelas experiências que tiveram.

Ao entrar na escola, passam a receber inúmeros estímulos para continuar construindo conhecimentos acerca da linguagem.

Nesse ingresso, a criança carrega toda sua experiência. É um ser que já se comunica, mesmo que apenas com um único som ou sílaba.

Cabe a escola, então, respeitar e partir desses aprendizados naturais, a fim de ampliar o conhecimento linguístico dos indivíduos. É necessário fazê-los transitar pelos saberes que já dominam, relacionando-os as suas diversas experiências de mundo, construindo conhecimentos.

Ou isto ou aquilo?

Parodiando Cecília Meireles, “Ou se tem alfabetização e não se tem letramento ou se tem letramento e não se tem alfabetização?”

Será que esses conceitos são de fato antagônicos e não podem coexistir?

Eles devem estar integrados na aprendizagem inicial da língua escrita, pois envolvem conhecimentos distintos que precisam ser ensinados.

De uma forma prática, alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem, no qual o educando é estimulado a codificar e decodificar uma língua, sendo capaz de ler e escrever. Já o letramento se ocupa da função social dessa leitura e escrita; é a forma como os indivíduos fazem uso da língua, nos contextos sociais em que estão inseridos.

Na Educação Infantil, ao trabalharmos com parlendas, rimas, poemas cantados, histórias e outros gêneros textuais, possibilitamos a aquisição da linguagem de forma significativa, ou seja, alfabetizamos letrando.

A linguagem é natural; a escrita é cultural, portanto precisa ser vista de forma contextualizada, respeitando o desenvolvimento de cada indivíduo.

Num momento em que se fala de novos letramentos, letramentos críticos, digitais ou multiletramentos, faz-se necessário um ensino reflexivo e eficiente da língua, com propostas realmente significativas e contextualizadas, como as realizadas em nosso Colégio.

Escrever e criar, é só começar!

Como certa vez afirmou Drummond, “lutar com as palavras é a luta mais vã”. Sendo assim, nas aulas de linguagem em nosso Colégio, proporcionamos aos estudantes leituras e vivências de textos de excelente qualidade e procedência, garantindo uma diversidade de gêneros, incluindo os digitais, tão relevantes em nosso contexto histórico.

Livros de literatura e demais portadores de texto precisam fazer parte do dia a dia do educando, em rodas de conversa, aulas na biblioteca, leitura compartilhada, silenciosa e tantas outras estratégias denominadas por vários autores de formas diversas.

Entrar no mundo da imaginação possibilita vivenciar contextos e construir uma visão de mundo crítica. Para isso, o papel da escola é essencial: há necessidade de despertar o prazer de ler, respeitando o leitor em seus direitos imprescritíveis.

Propostas de leitura precisam ser criteriosamente planejadas, com objetivos claros de formar leitores e escritores competentes. Por isso, nossos educadores buscam atualizações e aperfeiçoamentos, a fim de proporcionar essa formação aos nossos estudantes.

Momento Cultural – Leitores do mês

Por mares já navegados

Há necessidade constante de explorar a língua, a fim de conhecer suas características e funcionamento.

Várias estratégias podem ser usadas, mas sempre partindo de um texto, de um contexto, ampliando letramentos e possibilitando a aprendizagem significativa e crítica em diferentes contextos sociais permeados pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.

Dessa forma, é possível potencializar a aprendizagem dos estudantes, tornando-os aptos a participar ativamente da sociedade em que vivem.

A escrita é capaz de “escavar escuros e iluminar”. Iluminar o indivíduo, a sociedade, os pensamentos, o desejo de construir um mundo melhor…

Colégio Stocco: uma escuta atenta que une de maneira afetiva a escola, os estudantes e as famílias



No Colégio Stocco, que tem como compromisso formar pessoas para enfrentar os desafios do século XXI, desenvolvendo-as nos âmbitos intelectual, físico, social e afetivo, a Orientação Educacional realiza orientação personalizada do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Em um trabalho conjunto à direção e à coordenação pedagógica, essa profissional compõe a equipe gestora, sendo engajada na formação integral dos estudantes, com foco na relação entre educandos, famílias e docentes. A ação da Orientação Educacional está centrada no atendimento às crianças e adolescentes, fundamentalmente, e no auxílio aos responsáveis e professores, que atuam como parceiros à promoção de diversas habilidades e competências.

O contato da gestora com nossos Stoqueiros é frequente tanto em sala de aula quanto fora dela. O foco dessa interação é a formação da identidade deles, com o objetivo de torná-los cada vez mais responsáveis pelo próprio processo de aprendizagem e para que avancem na construção de atitudes para uma boa convivência em grupo.

Em relação aos pais, a sinergia torna-se um elo com a escola, mantendo comunicação constante, respeitando suas concepções e, oferecendo estratégias que favoreçam a evolução dos jovens e crianças, a fim de que compreendam os princípios subjacentes à tarefa educativa.

O principal objetivo desse trabalho é que nossos Stoqueiros reconheçam qual sentido atribuem ao estudo na dinâmica da sua própria aprendizagem. Aproximá-los da ideia de que o tempo e o espaço da aprendizagem não são somente o tempo e espaço da escola, promovendo reflexões a partir dos temas: planejamento, gestão do tempo, autoavaliação, tomada de decisão e organização. 

A formação almejada para os meninos e as meninas requer uma postura humilde (que reconhece o desafio e sai em busca de instrumentos para vencê-lo), responsável (aquele que assume o papel de buscar o que se deseja conhecer), reflexiva (relaciona conhecimentos anteriores, analisa as informações, revisita o caminho percorrido etc.) e curiosa (que lança perguntas e que se inquieta).

Projeto de Meio Ambiente do Colégio Stocco



Empoderando estudantes para a Cidadania Global

Em nossa Unidade da Educação Infantil, realizamos a formação contínua do corpo docente por meio de práticas que envolvem o estudo das metodologias ativas, assim como a exploração dos espaços diversificados, tais como Milharal, Cafezal, Canavial, Hortas, Pomares, entre outros, a fim de que cada professor reflita sobre como potencializar as possibilidades do processo ensino e aprendizagem dos estudantes para que esses construam conceitos de maneira autônoma e participativa.

Essas são as propostas de manejo do meio ambiente aplicadas aos privilegiados 27mil m2 do Stocco.

O apoio técnico ao projeto de meio ambiente é feito por agrônomos contratados pela escola:

• Flora Castellano, Mestra em Agroecossistemas, Economia Agroalimentar e Meio Ambiente;


• Marcelo Noronha, especializado em Gestão Ambiental, Agricultura Urbana e Orgânica e Compostos Orgânicos.

Eles desenvolvem um trabalho essencial com nossos educadores e estudantes. Desde o Infantil, os pequenos percebem o quanto estão inseridos no meio e, por esta razão, precisam conhecer a diversidade ambiental.

Relevância do projeto de meio ambiente para a construção da cidadania global

Ao longo da trajetória escolar, os projetos de meio ambiente são fundamentais para a construção de uma consciência cidadã global. E, para este objetivo, propomos aos estudantes em nossa metodologia ativa atividades que permitam a eles:

• Perceberem a interdependência global;

• Desenvolverem o respeito à natureza;

• Valorizarem atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo;

• Aprenderem a pensar cientificamente ao levantarem hipóteses e analisá-las;

• Aprimorarem diariamente sua capacidade de observação partindo da identificação e comparação de plantas, hortaliças, legumes, frutas e bichinhos de jardim.

O projeto de meio ambiente na prática

Em 2019, ampliamos os projetos da Roça de Milho e do Minhocário e com eles aprendemos a gestão de resíduos orgânicos e produção de adubo. Semanalmente, os estudantes participam de: preparo da área de plantio e linhas de plantio com cobertura do solo, semeadura do milho, acompanhamento do crescimento, saúde das plantas, sistema de irrigação, observação das minhocas, constatação da decomposição dos resíduos orgânicos, retirada e armazenamento de adubo orgânico e chorume e utilização de adubo na jardinagem e outros plantios do Colégio.

Para nós, ensinar as Ciências Naturais e Humanas é empoderar os estudantes para melhorar o mundo, atuando como cidadãos globais que pensam de maneira crítica e reflexiva, inseridos diariamente em atividades significativas e desafiadoras, em consonância com nossa proposta pedagógica elaborada para cultivar a capacidade de agir de forma responsável, criar, inventar e inovar, segundo o modo de pensar típico da Ciência.

Horta
Roça de milho

Outros projetos com foco na construção de uma consciência global são desenvolvidos pelo Stocco. Destacamos a recente substituição em toda a escola de copos descartáveis e canudos plásticos por alternativas de menor impacto. Clique no link e veja como isso aconteceu: https://stocco.com.br/novidades/copo-descartavel-seus-impactos-e-suas-alternativas/

Confira mais um pouquinho do projeto no vídeo abaixo:


Projeto de Meio Ambiente do Colégio Stocco

Escola Bilíngue? International School? Programas Especiais? O que escolher na hora de aprender idiomas?



Veja a seguir o que é Escola Bilíngue, International School e Programas Tradicionais de Idiomas. Entenda as diferenças e conheça o programa diferenciado do Colégio Stocco para o ensino de línguas estrangeiras.

A necessidade imediata de inclusão no mundo globalizado tornou urgente o aprendizado de línguas estrangeiras e isto fez surgir muitos e diferentes programas de ensino de idiomas. Mas como saber qual o melhor?

O que são escolas bilíngues?

Escolas bilíngues são aquelas que proporcionam aos seus estudantes as competências necessárias para usar duas ou mais línguas em situações acadêmicas, ou seja, usa o idioma como instrumento para aprender outros conteúdos.

Este tipo de escola deveria trabalhar com pelo menos 50% de sua grade curricular utilizando a língua estrangeira como ferramenta para ensinar conteúdos.

Matemática, ciências humanas, naturais, tecnologia e artes são as matérias mais trabalhadas pela dinâmica bilíngue e isto deve acontecer sem prejuízo ao conteúdo obrigatório.

Para que isso seja possível a carga horária tem que ser estendida, o que muitas vezes não ocorre em nossa realidade.

No Brasil, a lei só reconhece como escolas bilíngues as escolas de fronteira, as escolas indígenas e escolas de surdos.

Escolas internacionais (International School)

Escola internacional ou international school é a instituição que utiliza como base o currículo, a proposta pedagógica e a língua do país de origem da escola.

Há alguns anos atrás, era muito comum que as escolas internacionais fossem frequentadas por filhos de pais estrangeiros, hoje, a opção de muitas famílias mudou e há cada vez mais crianças brasileiras nestas escolas.

Algumas escolas internacionais trabalham com o currículo nacional integrado ao estrangeiro e algumas matérias como Atualidades, História ou Geografia são dadas em português; outras incluem apenas Língua Portuguesa a seus currículos internacionais.

As escolas internacionais seguem o calendário de seus países de origem.

Tanto na escola internacional como na escola bilíngue, o inglês é apenas uma ferramenta de aprendizagem para novos conteúdos, já na escola de idiomas o inglês é o conteúdo a ser aprendido.

Escolas bilíngues e escolas internacionais são diferentes?

Por falta de regulamentação nacional, muitos modelos de escolas bilíngues foram criados, o que nem sempre garante um aprendizado em alto nível, como deveria.

As escolas bilíngues e as escolas interacionais se diferem quanto aos objetivos, às características de seus estudantes, ao tempo de instrução na escola usando as línguas envolvidas e às abordagens e práticas pedagógicas.

Assim, o que se torna relevante não é como a instituição se intitula, mas sim o nível de proficiência que o estudante irá atingir ao final do curso.

O programa de inglês do Colégio Stocco

Em vez de escolher um título, como as bilíngues e internacionais, o Colégio Stocco prefere investir esforços em um programa forte de aprendizado.

Para atingir melhores níveis de proficiência, nossos estudantes iniciam os estudos do idioma no Infantil 3 e ao chegarem ao 9º ano já estão utilizando material de ensino médio.

Para os estudantes do Infantil, respeitamos as especificidades do processo de aprendizagem, por isso criamos um ambiente lúdico, de ensino gradativo e práticas discursivas condizentes com sua realidade.

Procuramos envolver o aprendiz em um contexto rico de vivência na língua estrangeira, no qual o professor cria o máximo de oportunidades para que a língua esteja presente no cotidiano escolar.

Para o 1º e 2º ano, além destas praticas, iniciamos o processo de letramento.Trabalhando sempre com temas contextualizados, transformamos a aquisição da leitura e da escrita em um método prazeroso e criativo, sempre respeitando o tempo de aprendizagem desta faixa etária.

A partir do 3º ano, a estruturação da língua se faz presente e as quatro habilidades para o aprendizado de uma língua estrangeira são trabalhadas simultaneamente – ler, escrever, falar e compreender a nova língua.

Com a tecnologia disponível em todas as salas de aula, nossos estudantes estão expostos a vídeos, textos, jogos e às mais variadas e atualizadas estratégias de ensino.

O material de apoio do Colégio Stocco

Nosso material é importado, das mais renomadas editoras internacionais, o que garante maior qualidade dos áudios e vídeos, além de atualizações constantes, apoio de plataformas didáticas e treinamentos para nossos professores.

Ebooks também fazem parte do material, o que facilita ao estudante as práticas de listening e comprehension dentro e fora da sala de aula.

Espaços diversificados para as aulas

O dia a dia nossas aulas acontecem em diversos ambientes ampliando a exposição de nossos estudantes à língua: na Digital Land, no auditório, no Ateliê de Artes e no espaço Maker.

Participamos das apresentações de teatro do grupo The Performers, temos Day Camp com imersão total no idioma.

Para assegurar a prática efetiva do idioma, nossos alunos participam de intercâmbio internacional para destinos culturais diferenciados, como Escócia, York e Buckingham, e para o programa exclusivo da NASA, nos EUA.

Nível de proficiência do programa do Stocco

No último ano do ensino Fundamental II, nossos estudantes utilizam material de ensino médio – nível B2 no Common European Framework, o que significa que o estudante do 9º ano do Colégio Stocco estará apto a prestar os exames PET ou FCE de Cambridge.

Certificando nossa grade curricular, está a Universidade de Cambridge. Nosso colégio é centro preparatório dos exames da Cambridge e todo final de ano oferece os exames para nossos estudantes.

A certificação Cambridge abre caminho para a formação de nossos cidadãos globais, já que esses certificados internacionais são aceitos por mais de 20.000 universidades, empregadores e governos no mundo todo podem abrir as portas para a educação superior.

Parceria com a Red Balloon

Para aqueles que desejam acelerar ainda mais o processo de aprendizagem da língua, contamos com a parceria da Red Balloon.

A escola se destaca por oferecer o ensino de inglês por meio de atividades artísticas, culinária, teatro, música e muita cultura, que ajudam os estudantes a desenvolverem sua autonomia e autoconfiança.

O método Red Balloon oferece uma carga horária adequada para atingir a fluência no idioma, o material é exclusivo, e foi criado pensando em cada fase da criança e do adolescente entre 3 e 17 anos.

Por que aprender outros idiomas na infância é importante?

Diversos estudos internacionais nas áreas de Neurociências e Educação apontam para os benefícios da aquisição precoce da segunda língua.

Pesquisas mostram o desenvolvimento das funções executivas, indicando maior habilidade para planejamento, organização e execução de múltiplas tarefas, melhora na comunicação, mesmo na língua materna, maior desenvolvimento cognitivo, capacidade de pensar criticamente (especialmente High Order Thinking Skills) e consciência cultural.

Esses estudantes tendem a ser mais criativos e têm uma maior flexibilidade mental.

Outras pesquisas apontam para a acuidade auditiva, pois as crianças percebem os sons com mais facilidade e clareza e por ainda estarem desenvolvendo seu aparelho fonador, a habilidade de reproduzir esses sons com perfeição é muito maior que de um adulto falante.

O diferencial do Stocco é respeitar o ritmo e o desenvolvimento do estudante, oferecendo aulas dinâmicas e sempre utilizando ferramentas e ambientes diversificados para garantir a qualidade das aulas e de nosso programa.

O diferencial não é se intitular como escola bilíngue, mas sim garantir ao final do processo um inglês proficiente sem prejuízo aos demais conteúdos.

No Colégio Stocco o inglês conversa com todas as demais matérias, em projetos ou atividades comuns, desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais necessárias para a formação do cidadão global.

Confiram o vídeo abaixo:

Matemática não é problema!


Atividades em sala, desafios com muitos cálculos, provas com solução de problemas, grandes competições, Olimpíadas! Aprender Matemática pode causar muito medo por aí, mas não no Colégio Stocco.

No Stocco, o ensino da Matemática vai muito além de simplesmente encontrar resultados corretos para situações-problema e exercícios, por meio do uso de técnicas e fórmulas ensinadas por nossos docentes.

Centramos nosso trabalho no desenvolvimento da capacidade dos estudantes de resolver problemas, analisar dados e aplicar os conteúdos matemáticos em situações do cotidiano, dando significado ao que é aprendido e tomando atitudes criativas e inteligentes no dia a dia.

O currículo é organizado de tal forma que é possível revisitar os conteúdos, ampliá-los e aprofundá-los ao longo dos anos. Nenhum deles é visto como um fim em si mesmo! Não são apresentados de forma pronta nem mecânica. Há um processo, um percurso a ser seguido por estudante e educador, sendo que, nessa interação, se constrói o fazer matemático.

Várias estratégias de resolução, registros diversos, justificativas, estimativas, cálculo mental, diferentes possibilidades, selecionar informações, tomar decisões, construir argumentações são alguns dos princípios presentes em nosso ensino, que permitem o estudo dos diferentes objetos de forma dinâmica e o desenvolvimento das habilidades de pensamento.

Dessa forma, o conhecimento matemático é visto como uma ferramenta que contribui para ler, compreender e transformar a realidade, potencializando a aprendizagem de nossos estudantes e tornando-os ativos na escola e, também, fora dela.

Matemática forte é o que temos em nossa instituição!

Forte por tornar o estudante protagonista! Forte por significar e ressignificar conceitos e conteúdos aprendidos! Forte por ser dinâmica e construída com diferentes ferramentas e recursos tecnológicos. Forte por formar cidadãos aptos a tomar decisões inteligentes em situações financeiras. Forte por possibilitar a leitura e a interpretação de gráficos e tabelas, permitindo estimativas, inferências a partir de análise de dados, estratégias de resolução, argumentação e exposição de ideias. 

Muito mais que apenas conteúdos, a Matemática em nosso Colégio é considerada uma ciência viva, por meio da qual raciocínio lógico, autonomia e criatividade são fundamentais.

A menina que queria ser professora



História do Colégio Stocco contada pelos estudantes do 6º ano

O que dizer de um sonho realizado?

O início de uma trajetória que se torna realidade e o orgulho de fazer 65 anos dedicados à educação de nossos filhos.

Sim, essa é a história do Colégio Stocco.

Tudo começou com a terceira filha de dez irmãos, em Cordeirópolis, onde iniciou o estudo primário, hoje fundamental. Em Viradouro, interior de São Paulo, terminou a 4º série em 1930.

Sabemos que antigamente era muito difícil continuar os estudos e foi isso que aconteceu. Dos dez aos quinze anos, nossa menina sonhadora parou de estudar. Sabia que esse grande sonho estava cada vez mais distante. Mas aos poucos o curso do rio de sua vida foi mudando.

Seu pai foi premiado com um bilhete de loteria e, com isso, pôde continuar seus estudos. Terminou a 8º série com 24 anos de idade.

Morando em Santo André, aos 26 anos, finalmente matriculou-se na escola onde a faria professora. Formou-se em 1947, casou-se e iniciou sua carreira no “Grupo Escolar Gabriel Oscar de Azevedo Antunes”, onde lecionou por 30 anos e aposentou-se em 1978.

Em 1954, sua filha, na época com dez anos, precisou de um auxílio para o Curso de Admissão para ingressar no Instituto de Educação Américo Brasiliense. Muito concorrido e com poucas vagas, a auxiliou nos estudos e obteve sucesso.

As mães, ao verem o bom resultado de sua filha, perguntaram onde ela havia se preparado. Foi aí que surgiu a primeira turma de admissão, consequentemente o Colégio Stocco.

Na época, sua casa era onde é nossa arquibancada. Pequena, precisou ampliar, pois estava atendendo 40 crianças em uma sala.

As salas foram aumentando, construíram os prédios, profissionais foram contratados e o Colégio foi crescendo.

E hoje, completamos 65 anos de uma história viva, de um amor à educação, de um alicerce, de persistência, de otimismo e, acima de tudo, afeto.

Agradecemos profundamente fazermos parte dessa história.

E que venham mais anos para comemorarmos esta conquista!

Obrigada, D. Alzira, por nos deixar essa herança de ensinamento e amor.


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