O STOCCO

Equipe

Saiba como escolhemos nossos profissionais e como investimos em sua capacitação.

Serviços

Conheça os diversos serviços oferecidos pelo Colégio Stocco e entenda como eles funcionam.

Unidades

O Colégio Stocco possui três unidades, leia sobre cada uma delas e veja nossa galeria de fotos.

A HISTÓRIA DA MARCA STOCCO

A gênese da marca Stocco está diretamente associada ao sobrenome paterno das irmãs fundadoras do Curso Stocco – Alzira, Albina e Pérola –, pois com elas, em 1954, tudo começou.

HISTÓRIA DA MARCA

Alzira e Pérola, professoras do antigo Grupo Escolar Oscar Gabriel de Azevedo Antunes, em Santo André, bem como Albina (Nena), diretora do Grupo Escolar da Fazenda da Juta, localizado nas vizinhanças de Santo André, mas pertencente ao município de São Paulo, eram mestras muito conhecidas e respeitadas pelas famílias andreenses.

Classe de Dona Albina (Nena)
Dona Alzira no Grupo Escolar Oscar Gabriel de Azevedo Antunes

Conhecidas como as irmãs Stocco, as três moravam na casa de Alzira, na Avenida Portugal. Quando Sandra, a filha mais velha de Alzira, se vê perto de prestar o exame de admissão para cursar o nível ginasial no Colégio Américo Brasiliense, as irmãs Stocco reúnem a jovem e suas colegas para prepará-las.

Um sucesso!

A família de Alzira Stocco de Camargo Neves (ao centro, sentada): à esquerda, sua irmã Albina Stocco; à direita, o marido, Oscar de Camargo Neves, que atuou na área contábil e administrativa; em pé, os filhos Oscar, Sandra (professora de Francês) e Marco Antônio (professor de Arte)

Após a aquisição de um terreno na Rua da Catequese esquina com a Avenida Padre Anchieta, o novo estabelecimento de ensino seria juridicamente formalizado, tornando-se necessária a criação de um nome oficial para ele. Foi então que surgiu a ideia de chamá-lo de Curso Stocco e, posteriormente, Colégio Stocco.

A ideia de vincular o nome Stocco a um símbolo surge a partir de uma conversa familiar. As irmãs e os tios João e Arlindo confabulavam a respeito das curiosidades da origem da própria família na Itália quando resolveram fazer uma busca no Vaticano, a fim de saber se de fato havia um brasão da família Stocco.

A pesquisa revela que a origem da família remonta à Idade Média e está ligada à região da Calábria, associada especificamente a Cosenza e, posteriormente, a Scigliano, Taverna e Nicastro.

Segundo o Dicionário Etimológico Pianigiani, Stocco quer dizer “espada pontiaguda sem lâmina”. A família Stocco gozava da concessão do Imperador Carlos V para exibir em seu brasão as próprias espadas no formato da Cruz de Santo André, lírios (“gigli”, que denotam pureza) e principalmente a águia de duas cabeças de Nero (que representa o Império Bizantino ligado ao Oriente e ao Ocidente).

Primeiro formato do brasão associado à marca Stocco. Utilizado em documentos nas décadas de 60 e 70.

Num período de férias em São Sebastião, a família Stocco passa a conhecer e admirar o trabalho de um ceramista e azulejista de renome na região. Marco Antônio, a pedido de sua mãe, Alzira, cria várias propostas de logomarca para a Escola de Educação Infantil. Por fim, elege-se uma delas, reproduzida em um painel de azulejos que até hoje decora e identifica a Unidade 1 do Stocco.

Formato encontrado em documentos e peças comerciais da década de 80.

Logomarca utilizada nos anos 90 e início dos anos 2000. Encontra-se ainda hoje aplicada nas fachadas das Unidades 2 e 3.

Em 2004, ao completar 50 anos, o colégio lança uma logomarca comemorativa, em que o colorido ganha força. Paralelamente, outros estilos também são utilizados.

A ideia de melhorar as proporções e aproximar os dois símbolos perdurou na última década. Há objetos emblemáticos que também simbolizam o Stocco e o Stoquinho, tal como o pórtico dos tempos de meninice de Dona Alzira instalado na chácara.

Em 2014, criou-se outra logomarca comemorativa, desta vez para festejar os 60 anos do colégio.

As faixas bordô e amarela foram criadas para simbolizar a longevidade do Colégio Stocco.

 

Na nova logomarca, o nome “Stocco” ganha destaque, assim como a assinatura – “Potencializando pessoas” –, numa solução gráfica que literalmente potencializa a percepção da marca.

Ao mesmo tempo em que valoriza a tradição e a excelência do colégio, a logomarca materializa a inovação que buscamos constantemente.

Além disso, de agora em diante as duas letras “c” de “Stocco” serão usadas à maneira de colchetes, entre os quais se lerão valores que buscamos fortalecer e potencializar.