ESPORTE & CULTURA

Oficinas

O Stocco oferece oficinas culturais, esportivas e artísticas aos estudantes.

Eventos

Conheça os eventos culturais, festivos e esportivos realizados pelo Colégio Stocco.

Treinamentos esportivos

Aulas de diversas modalidades oferecidas gratuitamente pela equipe pedagógica de Educação Física.

OFICINAS CULTURAIS,
ESPORTIVAS E ARTÍSTICAS

As oficinas esportivas, culturais e artísticas têm o propósito maior de estimular os estudantes a participarem de propostas inovadoras, preparando-os para a vida em sociedade e, ao mesmo tempo, fazendo-os desenvolver suas aptidões individuais.

Em geral, seus objetivos são:

  • Proporcionar a prática esportiva, cultural e artística a todos os estudantes.
  • Diversificar as atividades com propósito formativo, respeitando-se as capacidades e habilidades por faixa etária.
  • Criar oportunidades de aprendizagem e experiências da cultura do movimento e de práticas culturais e artísticas.
  • Promover ações para o desenvolvimento pessoal, cultural e esportivo dos estudantes, sem se restringir apenas à busca de resultados (performance).
  • Favorecer e estimular a posição crítica do estudante perante o fenômeno esportivo e cultural.

Não incluso na mensalidade: pagamento extra de cada oficina. O estudante, porém, tem direito a UMA das seguintes oficinas com a mensalidade: Circo, Xadrez, Capoeira, Natação ou Atualidades em Debate.

Particularmente, o colégio oferece oficinas esportivas concebendo o Esporte como um fenômeno sociocultural cuja finalidade é democratizar e gerar cultura pela expressão do indivíduo em ação, por sua manifestação social e pelo exercício crítico da cidadania. O colégio também concebe o Esporte como inclusivo, evitando a competitividade exacerbada.

Nas oficinas, propomos diversas vivências que valorizam o estudante como produtor de conhecimento, estimulando sua reflexão crítica e a utilização de seu corpo em movimento como ferramenta para interpretar seu contexto social. Partindo da premissa de que ele não necessita de elementos que lhe deem especialidade quanto aos aspectos técnico, tático ou físico do jogo, essas oficinas possibilitarão vivências de práticas corporais capazes de atender ao seu universo criativo. São práticas que permitem aprender aspectos relacionados à saúde e buscam a inclusão, oferecendo oportunidades iguais para que todos se familiarizem com diferentes aspectos da cultura motora e, assim, satisfaçam suas múltiplas necessidades orgânicas e intelectuais.

OFICINAS ARTÍSTICAS

Patchwork e Cartonagem – O objetivo das aulas é proporcionar experiências com misturas de tecidos, texturas e cores, bem como incentivar o uso de máquina de costura, linha, agulha, cola e papel para a criação de lindas obras de arte.

Pintura em Tela – Este curso visa colocar os estudantes em contato com as artes visuais. Eles são encorajados a buscar inspiração em trabalhos elaborados por grandes artistas, para que sejam capazes de enxergar beleza nos detalhes do mundo que os cerca.

Teatro – Nesta oficina os estudantes têm a oportunidade de interagir uns com os outros e a partir daí descobrir suas potencialidades. São trabalhados nas aulas o domínio do próprio corpo, a concentração, a imaginação, o raciocínio e a criatividade. Isso tudo aumenta a autoconfiança dos jovens e melhora seus relacionamentos interpessoais.

Desenho Artístico – O curso tem como meta despertar o senso artístico do estudante, aprimorando sua concentração, capacidade de observação e intuição. A oficina é dividida em dois blocos de um ano cada: no primeiro, realizam-se aulas teóricas e práticas sobre luz e sombra, perspectiva, anatomia humana, composição, grafite e teoria das cores; no segundo, trabalha-se com materiais artísticos, tais como guache, lápis de cor aquarelável, nanquim, bico de pena, giz pastel, marcadores e óleo sobre papel.

Conhecer para Fazer Arte – Com o intuito de apresentar o mundo da arte aos estudantes, visitamos museus e exposições de artistas clássicos nesta oficina.

OFICINAS CULTURAIS

Living English (do 3º ao 9º ano)  Sabe-se que o aprendizado de uma língua estrangeira melhora quanto mais o jovem é exposto ao idioma. Por isso o Living English chegou à Unidade 3 do Colégio Stocco. Nessa metodologia, os estudantes são agrupados de acordo com seu nível de conhecimento de inglês para aperfeiçoar a pronúncia, realizar diálogos e desenvolver o vocabulário. As quatro habilidades – leitura, escrita, fala e compreensão auditiva – são trabalhadas igualmente. Os estudantes do 3º e do 4º ano podem participar do programa intensivo, com carga horária de seis horas semanais. Do 5º ao 9º ano, a carga horária é de duas horas semanais. Além disso, nossa escola também prepara os estudantes para os renomados exames de Cambridge.

Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de raciocínio estratégico para gestão de ferramentas tecnológicas, como editores de texto, de cálculo, de multimídia e de som e imagem. Os estudantes ainda aprendem a construir sites e entram em contato com a área de robótica, de modo a tornarem-se capazes de conduzir projetos que atendam a necessidades específicas. Eles também são instruídos no uso de sensores, vigas, eixos, motores e blocos inteligentes associados à linguagem de programação orientada.

Charlando en Español – Oficina específica para o desenvolvimento da comunicação oral. Atende estudantes, familiares e colaboradores. São dois encontros semanais de uma hora e 20 minutos cada. Esperamos ver todos falando espanhol!

Taller para el DELE – Esta oficina é um curso preparatório para os estudantes que desejam obter o Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), certificado internacional de proficiência expedido pelo Ministério da Educação da Espanha em parceria com o Instituto Cervantes. Ministradas quinzenalmente, as aulas os ajudam a aprimorar suas habilidades de compreensão auditiva e de leitura. Os estudantes também praticam sua expressão oral por meio de exames simulados e diversas outras propostas.

Adult Learners – A oficina Adult Learners contribui para que os adultos deem seus primeiros passos no aprendizado de uma língua estrangeira. Destinadas a famílias de estudantes e funcionários sem estudo prévio do idioma, as aulas têm como foco principal a conversação. Elas acontecem na Unidade 3, duas vezes por semana (às segundas e quartas-feiras), e têm duração de uma hora cada (das 18h às 19h). O uso do idioma é estimulado desde o início do curso através da abordagem de situações cotidianas, a fim de que o estudante seja capaz de se expressar com confiança e de maneira simples.

Atualidades em Debate – Análise e discussão de questões políticas, econômicas e sociais atuais.

Oficina de Redação Jovens Escritores – “Roland Barthes afirmou, certa vez, que o verbo escrever podia ter diferentes significados. Quando quem escreve é um escritor, trata-se de um verbo intransitivo: escreve pelo prazer de escrever, e as palavras utilizadas têm mais peso do que a informação contida no texto literário. Quando quem escreve não é um escritor, o verbo passa a ser transitivo, e o que importa são os dados transmitidos, nesse caso, Barthes fala de pessoas que escrevem.” (Retirado do livro Escola, Leitura e Produção de Textos, de Ana Maria Kaufman e Maria Helena Rodríguez, da Editora Artmed.)

Foi pensando em pessoas que escrevem que o Colégio Stocco intensificou o trabalho de produção de textos em 2017. Os estudantes são divididos por faixa etária e têm a oportunidade de ler e interpretar diferentes gêneros textuais de forma prazerosa, a fim de tornarem-se aptos a escrever bem. Conversas com autores de livros e visitas a grandes bibliotecas são algumas das atividades. Os participantes da oficina podem escrever seus próprios livros, individualmente ou em grupo, com lançamento em uma noite de autógrafos.

Young Apprentice – É uma oficina de prática oral do inglês. Acontece uma vez por semana com o objetivo de estimular o uso do idioma por meio de discussões de temas variados, gerando uma experiência de aprendizagem interativa. As aulas ainda envolvem a criação de textos, roteiros de teatro e cinema, vídeos, participação em jogos, etc., para que os estudantes ampliem seu vocabulário e se expressem com desenvoltura e naturalidade.

OFICINAS ESPORTIVAS

OBJETIVOS DAS OFICINAS ESPORTIVAS

  • Conhecer e utilizar o corpo em movimento no tempo e no espaço de forma harmoniosa e eficiente.
  • Dominar as habilidades motoras específicas de cada modalidade.
  • Ampliar o repertório motor na combinação de movimentos e habilidades.
  • Repudiar a violência, evidenciando o respeito mútuo, a ética, a dignidade e a solidariedade.
  • Demonstrar autonomia na legislação das regras dos jogos.
  • Entender a diversidade cultural e conviver com ela na organização e na execução das práticas corporais.
  • Compreender a importância da atividade física e do esporte para a saúde, relacionando-os com os diversos contextos socioculturais.
  • Adquirir habilidades esportivas, reconhecendo a importância do gesto motor e despertando o prazer pelo esporte.
  • Valorizar e respeitar suas sensações, emoções, limites, integridade física e moral pessoal e coletiva.
  • Reconhecer a pluralidade cultural e valorizar atitudes não discriminatórias quanto a habilidades e capacidades, sexo, raça, etc.
  • Ter predisposição para cooperar com o colega ou grupo e participar de jogos esportivos e recreativos.
  • Possibilitar ao estudante tornar-se um praticante autônomo e regular de modalidades esportivas.
  • Promover a participação dos estudantes em jogos amistosos, competições, campeonatos internos e externos.
  • Promover a especialização do gesto técnico relativo às oficinas esportivas somente a partir do 6º ano.

No Colégio Stocco, não se promove o esporte como uma forma de desenvolver ou treinar atletas, mas de possibilitar o desenvolvimento integral do estudante nos aspectos motor, cognitivo e social, facilitando a compreensão dos sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência e respeito ao próximo, além de outras particularidades que o esporte pode proporcionar. Entendemos que a prática esportiva estimula o desenvolvimento das qualidades físicas, habilidades motoras e cognitivas dos estudantes, bem como a formação do caráter e da personalidade, tão importantes na constituição de um cidadão íntegro, conhecedor de seus direitos e deveres para com a sociedade, e por isso temos essa formação como missão. O quadro das oficinas é revisto anualmente, e oferecemos algumas oficinas para faixas etárias específicas, dependendo do estudo feito pela equipe pedagógica.

Circo – A proposta desta oficina é ensinar, de acordo com a faixa etária de cada participante, as principais técnicas de algumas modalidades circenses, tais como base e aprimoramento de acrobacias corporais (rolamentos, posições invertidas e habilidades de equilíbrio), pirâmides humanas, trampolim (cama elástica), malabares e perna de pau. O Colégio Stocco reconhece o valor da atividade circense dentro do ambiente escolar. Queremos que nossos estudantes a pratiquem com segurança e alegria.

Dança e Ritmos Dançantes – A dança é uma das manifestações artísticas mais naturais do ser humano. Sendo assim, os estudantes realizam movimentos de diferentes gêneros musicais, o que lhes permite expressar suas emoções com criatividade. É essencial que eles desenvolvam suas competências motoras de forma prazerosa e contínua, aos poucos. Isso os ajuda a lidar melhor e de forma lúdica com as dificuldades do dia a dia, facilita sua interação com a sociedade e lhes dá liberdade para criar.

Basquete – Jogando basquete, os estudantes desfrutam momentos de prazer e de estímulo à convivência e ao relacionamento interpessoal. As aulas têm o objetivo de despertar o interesse pelo basquete, nos aspectos lúdico e competitivo.

Movimento Criativo – O objetivo é estimular o movimento do estudante por meio de atividades lúdicas e criativas em um ambiente desafiador.

Futsal – Esta modalidade é realmente uma paixão nacional. Divertido e competitivo, o futsal é a modalidade esportiva mais praticada no mundo. Trata-se do “belo jogo”, devido à técnica que exige. Nesta oficina, os estudantes compreendem que ora se ganha, ora se perde, além de aprenderem a trabalhar em equipe e a ser solidários.

Ginástica Artística – Nesta modalidade, os jovens são incentivados a conhecer seu próprio corpo e reconhecer os seus limites. Os movimentos realizados vão do mais simples ao mais complexo – todos são fundamentais para a aprendizagem da ginástica e o desenvolvimento corporal do estudante.

Handebol – O handebol é um esporte coletivo que se joga com as mãos. A disputa se dá entre duas equipes; ganha a que fizer mais gols. A partida é dinâmica e exige dos jogadores resistência, velocidade, agilidade, força e raciocínio rápido.

Judô – O judô é a única modalidade de arte marcial criada com fins educativos. Eleito pela Unesco o melhor esporte a ser praticado, ele promove a amizade, a disciplina e a cordialidade. É usado como ferramenta para a formação do caráter dos praticantes, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos e sociais.

Mesa-Tenistas do Futuro – O Instituto Hugo Hoyama coordena, dentro do colégio, um curso especial para apreciadores de tênis de mesa. O próprio Hugo Hoyama ministra, regularmente, palestras e clínicas aos estudantes. As aulas são dadas por professores do instituto.

Modalidades Alternativas – Objetiva promover a vivência de modalidades esportivas diversas e diferentes daquelas tradicionalmente praticadas dentro e fora da escola, como badminton, beisebol, rugby, ginástica acrobática, rope skipping, entre outras.

Modalidades de Quadra – Os estudantes praticam voleibol, basquetebol e handebol de forma adaptada, buscando a combinação de habilidades motoras específicas.

Natação – Os estudantes do Ensino Fundamental têm horários disponíveis para a prática de natação, que ocorre na piscina do Stoquinho (Unidade 1).

Tênis – Este esporte era praticado por reis e príncipes. O tênis abre portas para o convívio social e profissional, ajuda no desenvolvimento individual e traz benefícios como desenvolvimento motor e agilidade.

Voleibol – Esporte criado com o objetivo de evitar o contato físico entre os jogadores e, portanto, lesões. O vôlei é considerado educativo, pois os jogadores são obrigados a trabalhar em equipe, revezando as posições em quadra.

Xadrez – Incentiva o estudante a praticar o jogo, mostrando que ele não é difícil. O xadrez desenvolve o raciocínio lógico do estudante e sua criatividade, o que ajuda em seu rendimento escolar. A iniciação ao xadrez é realizada de forma lúdica, com jogos, brincadeiras e histórias. Embora seja uma modalidade individual, o xadrez escolar também inspira solidariedade e responsabilidade.

Capoeira – Registrada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, consiste numa expressão da cultura afro-brasileira que incita o desenvolvimento de habilidades específicas de seus praticantes. Essa arte/luta promove valores como respeito mútuo e afetividade. Com esta oficina, busca-se ainda ampliar a sensibilidade do estudante para a música em geral, por meio do canto e instrumentos típicos, além de fazer com que tenha controle sobre seu próprio corpo.