Projetos Especiais – Colégio Stocco

Projetos Especiais

Trabalhar por projetos é uma das opções didáticas adotadas pelo Colégio Stocco a fim de contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes e possibilitar a ampliação do acervo cultural e a construção do conhecimento.

Um dos diferenciais é realizar as propostas em espaços inovadores e diferenciados, construídos especialmente para estimular a aprendizagem. Além disso, a abordagem da equipe docente constitui uma oportunidade para as crianças aprenderem a aprender.

Clique aqui e saiba mais sobre a parceria do Colégio Stocco com a Cambridge University

As aulas se iniciam no Infantil 3, são lúdicas e condizentes com a realidade e idade do estudante.

No Stocco, o ensino de Língua Inglesa vai além da sala de aula. São utilizados espaços diferentes da escola – como a biblioteca e até a quadra poliesportiva -, o que dá ao nosso estudante instrumentos diferenciados para aprender em seu tempo e da sua maneira.

Um ensino forte, eficaz e competente de Língua Inglesa, agora com o currículo internacional de Cambridge.

Países como Estados Unidos, Canadá e muitos da Europa já adotam esse trabalho há 40 anos. No Brasil, é uma proposta nova que cresce com o passar do tempo.
O projeto, que pode ser realizado em grupo ou individualmente, consiste em permitir o contato de um animal com as pessoas.
Ações como tocar e brincar contribuem para a liberação de substâncias no cérebro, como a endorfina e a serotonina, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar.

No Stocco, os animais usados para cinoterapia são cães da raça golden retriever: Bartolomeu, adestrado e treinado desde pequeno pelo professor Ricardo Nagamine Argos para ser cão terapeuta, e Thor, de temperamento tranquilo, dócil e de fácil socialização.

São atividades que estimulam a inteligência e a criatividade das crianças. Elas aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo.
Com um olhar diferente para os materiais e objetos do dia a dia, desenvolvemos projetos que possibilitam a descoberta das diversas sensações desencadeadas por estímulos que envolvem movimentos de preensão, encaixes, texturas, aromas, discriminação de sons, manuseio de materiais e objetos, criando oportunidades de exploração e garantindo a interação, estimulação e o desenvolvimento dos sentidos.

O estímulo aos sentidos contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos pequenos, para que possam construir um modo próprio de agir, sentir e pensar.

A música possui um papel importante na educação das crianças. Contribui para o desenvolvimento do sentido da audição, da noção de harmonia, do ritmo, da sensibilidade, dos diferentes timbres, desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer em ouvir músicas, imaginação, memória, concentração e atenção.

Desde pequenas elas reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Exploramos as variedades sonoras que podem executar com os instrumentos musicais da bandinha infantil e com objetos confeccionados.

Promovemos experiências em que as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar, explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.

Por meio de jogos matemáticos, mostramos que as formas geométricas estão presentes em todos os ambientes em que elas vivem. Nessa fase, explorar as características e propriedades dos objetos, descrever semelhanças e diferenças entre eles, classificá-los por seus atributos (tamanho, cor, forma), manuseá-los e identificar suas formas contribui para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, em especial da lógico-matemática.

Incentivamos as descobertas, a construção do conhecimento sobre o ciclo da vida, o respeito à natureza e questões voltadas à cidadania global por meio de experiências realizadas em nosso espaço de mais de 27 mil metros quadrados, onde estão presentes uma vegetação diversificada e várias culturas, tais como bananal, canavial, cafezal, milharal, diversas árvores frutíferas, hortas e um exuberante jardim sensorial.

Nesse contexto, orientados por agrônomos especialmente contratados pela escola, possibilitamos vivências relacionadas a conceitos como coleta seletiva e adubo natural (compostagem) para fertilização das hortas e plantios, bem como experiências como saborear uma fruta colhida no pomar, além da criação de vínculo afetivo com os elementos naturais (conhecer para preservar). A concepção que temos de criança é que ela, desde cedo, precisa perceber que faz parte da natureza e, portanto, necessita descobrir quanto suas ações impactam o meio ambiente.

Educação Infantil

Saiba mais sobre a Educação Infantil no Stocco

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×