Sustentabilidade – Colégio Stocco

Sustentabilidade

Consciência ambiental: manejo sustentável, aprendizado científico e estilo de vida

O ensino da consciência ambiental no Colégio Stocco, a partir da observação científica e do manejo sustentável, leva o estudante a praticar um estilo de vida responsável e ativo na preservação da natureza.

Estrutura sustentável

Áreas verdes

O Colégio Stocco tem disponível em sua infraestrutura uma imensidão verde, com bosque, pomar, cafezal, canavial, hortas, galinheiro, jardim sensorial e diversos ambientes de aprendizado.

Usina fotovoltaica

Pensando em sustentabilidade, o Stocco atingiu sua autossuficiência energética com a maior usina fotovoltaica dentro de um colégio no ABC.

Poço artesiano

Para a irrigação dos diversos ambientes verdes, implantou um sistema sustentável de captação de água, por meio de um poço artesiano outorgado pela Sabesp.

Horta, pomar, milharal,
cafezal, canavial e galinheiro

Parte dos alimentos consumidos pelos estudantes é produzida no próprio colégio, a partir de técnicas de cultivo orgânico.

Fachada sustentável

Um projeto arquitetônico arrojado e inovador. A face sul da fachada da Unidade 3 do Colégio Stocco – ou Stoccão, como é carinhosamente conhecida – coroou todos os avanços produzidos nos espaços internos.

Conheça o Stocco

Elaborada a seis mãos, a proposta foi pensada pelo arquiteto Anderson Tiezzi, pela arquiteta e paisagista Renata Penno e pelos profissionais do próprio colégio. Queríamos unificar eficiência, beleza, bem-estar e modernidade e trilhar uma pegada de sustentabilidade, seguindo outros projetos que foram implementados pelo colégio.

Formado por um conjunto de mil vasos com grande diversidade de plantas ornamentais marcadas pela identidade da flora local (tal como o guaimbé, originário da Mata Atlântica), o jardim vertical proporciona um frescor natural às salas de aula e outros espaços internos de aprendizagem, além de uma vista de grande beleza aos transeuntes que circulam pelas imediações do nosso edifício.

A sustentabilidade é a marca do projeto, que conta com um sistema de irrigação de vasos comunicantes, sem que haja necessidade de pressurização da água. Calhas coletam a água e despejam em grandes ânforas, a fim de que ela possa ser reutilizada em outras regas ou mesmo na higienização dos pisos externos do colégio.

Projetos na prática

Pensando na qualidade da formação de seus estudantes, o Stocco possui dois assessores agrônomos especialistas em manejo ambiental sustentável, agronomia urbana e economia agroalimentar.
Os assessores guiam projetos que vão desde a escolha dos grãos e mudas para plantio até o estudo científico do cultivo, colheita sustentável e compostagem dos restos. O estudante é protagonista, colocando a mão na massa e fazendo análises em todas as fases dos projetos.
Os principais projetos do Stocco são: milharal (com matrizes nacionais e internacionais), horta, minhocário (compostagem), jardim sensorial (para desenvolvimento dos sentidos), usina fotovoltaica e reciclagem.

Capacitação contínua da equipe

Um engenheiro agrônomo capacita continuamente os professores e coordenadores pedagógicos a fim de que reflitam sobre como potencializar o processo de aprendizagem do estudante pautado no meio ambiente.
Ele acompanha, ensina e assessora cada fase dos projetos ambientais.

Capacitação da equipe

O estudante no centro

O estudante deve aprender a construir conceitos de maneira autônoma e participativa. Ele faz o plantio, a análise científica acompanhada, a colheita e uso dos alimentos. Também é levado a fazer reflexões sobre proteção ambiental, manejo sustentável e estilo de vida saudável.

Ao longo da trajetória escolar, os projetos de meio ambiente são fundamentais para a construção de uma consciência cidadã global.

Política de Privacidade | © 2021 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×