Currículo e Metodologia – Colégio Stocco

Currículo e Metodologia

Matriz curricular

O curso do Ensino Médio apresenta uma proposta de ensino capaz de dar sequência à formação de nível básico dos estudantes e completá-la. Uma formação humanista integral que estrutura o projeto pedagógico do Colégio Stocco. Essa perspectiva se traduz nas escolhas pedagógicas do currículo, na forma como os conteúdos são abordados, na problematização dos eixos temáticos e nas relações estabelecidas entre a teoria e a realidade.

Na organização da matriz curricular, além da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), buscamos dialogar com os interesses de quem aprende, por meio de práticas pedagógicas integradoras que permitam ao estudante manejar situações de grande complexidade, seja no contexto escolar, seja em outros âmbitos da vida, tendo em vista o momento presente e seu futuro. Também consideramos a Agenda 2030 da ONU, um conjunto de objetivos e metas universais que buscam soluções para desafios globais nos campos econômico, social e ambiental.

A estrutura curricular do Ensino Médio é composta por quatro grupos de atividades, todas oferecidas com intenção de formação e de ampliação de repertório: formação geral básica (obrigatórias para todos), itinerários formativos (necessariamente escolhidas dentre algumas opções), optativas (livres, sem obrigatoriedade) e eventos.

Formação Geral Básica

  • Biologia
  • Filosofia e Sociologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Produção de Texto
  • Análise Linguística
  • Literatura
  • Matemática
  • Química
  • Projeto de Vida
  • Global Perspective (Cambridge)
  • Design and Technology (Cambridge)
  • Portuguese Language (Cambridge)
  • Language and Literature (Cambridge)

Itinerários Formativos

(CURRÍCULO FLEXÍVEL)

Os itinerários formativos constituem o conjunto de disciplinas oferecidas no currículo flexível que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio para compor seus estudos.

Os itinerários formativos possibilitam a construção de um currículo diferenciado, ampliado e único. Com eles, as escolhas e o protagonismo dos estudantes são valorizados, bem como seus interesses diversos. É um processo de formação importante de autoconhecimento, em que os jovens vão, ao longo dessa etapa final, exercitar escolhas, identificando suas preferências pessoais e acadêmicas.

Desse modo, os componentes curriculares oferecidos no formato de itinerários formativos permitem que os estudantes sejam autores e protagonistas de sua própria trajetória escolar, levando em conta suas múltiplas habilidades, seus interesses e seus projetos de vida.

Optativas

São oferecidos cursos, oficinas e atividades livres em que os estudantes podem se inscrever de acordo com seus interesses e suas habilidades. Em muitos deles, os agrupamentos não são definidos pela série dos inscritos, o que permite maior integração entre os adolescentes.

  • Encontros de estudo para o Fórum de Simulação da ONU
  • Participação em Olimpíadas de História, Robótica, Física, Química, Neurociência e Matemática
  • Oficina de Teatro
  • Espanhol
  • Ação Social – participação voluntária em projetos de solidariedade e promoção humana: mediação de leitura para crianças em creches públicas, construção de moradia, conversa com pacientes e acompanhantes em hospitais públicos e inclusão digital de pessoas da terceira idade

Metodologia

Promoção do desenvolvimento integral do estudante por meio de um conjunto de princípios metodológicos que articulam as diferentes utilizações da matriz curricular, que são: a problematização, a aprendizagem baseada em projetos, os projetos de vida dos estudantes, o multiletramento, a cultura digital, a aprendizagem colaborativa e o acompanhamento da aprendizagem. Esses princípios de integração orientam as ações desenvolvidas pelo corpo docente para uma abordagem coesa, estruturada, intencional.

Nesse sentido, a condução das atividades escolares tem a intenção de demonstrar aos estudantes que formular opiniões depende de uma boa fundamentação e repertório coerente, que resolver problemas práticos demanda sólido conhecimento teórico e que aprender nem sempre é suave, mas pode e deve ser prazeroso.

No decorrer das aulas, a relação com o conhecimento se torna mais sistemática e analítica, visando ao desenvolvimento intelectual e afetivo do jovem.

Processo avaliativo

A avaliação é um dos aspectos centrais de um projeto pedagógico, uma vez que expressa parte do que é considerado relevante no processo de ensino e aprendizagem. No Ensino Médio, a avaliação do estudante prioriza a expressão de seu aproveitamento nos aspectos cognitivos e na compreensão dos conteúdos. Continua sendo o momento de valorizar o aprender, mas também de dar importância ao saber expor de forma clara e precisa o que foi aprendido.

O grande desafio que se impõe nesse percurso é garantir o estudo necessário à sistematização dos conteúdos, propor tarefas avaliativas que pressupõem o uso crítico do conhecimento e a complexidade das articulações entre os conceitos e propiciar a estudantes e professores um bom diagnóstico das aprendizagens realizadas sem optar pela simplificação das relações de ensino.

É preciso cuidar simultaneamente de processo e produto, por isso os educadores estão atentos à importância tanto de criar situações de engajamento dos estudantes nos temas apresentados – valorização da presença, participação, interesse e esforço – como de estimular avanços cognitivos crescentes e cobrar, com algum rigor, os resultados apresentados em seus instrumentos de avaliação.

A avaliação processual ganha um espaço semanal na grade horária dos estudantes, com o intuito de promover a assiduidade e a constância necessárias à criação de hábitos de estudo e organização.

Apoio pedagógico

Aos estudantes que apresentam dificuldade em alguma das disciplinas da formação geral básica são oferecidos atendimentos regulares, realizados prioritariamente pelo professor da disciplina, no contraturno. Os estudantes são convocados a comparecer aos atendimentos, a critério do professor, e são dispensados conforme suas dificuldades sejam superadas. Eles também podem comparecer aos espaços de plantão de dúvidas, de forma autônoma, para esclarecer dúvidas.

Também há plantões focados no trabalho de Produção e Estudo de Textos: os estudantes contam com uma corretora de redação, que é responsável por avaliar e orientar sua produção escrita e fica disponível semanalmente para atendimentos individualizados à tarde.

Cambridge Assessment International Education

Internacionalização

Parceria Cambridge

O Colégio Stocco tornou-se uma Cambridge International School, integrando o currículo nacional a um diploma internacional, o AICE. Esse diploma, reconhecido em instituições universitárias do mundo todo, é composto pela certificação em cursos Cambridge International AS & A Level. Para receber o diploma AICE, o estudante deverá perfazer sete créditos, sendo que um curso AS Level equivale a um crédito e o A Level, a dois créditos.

A matriz curricular do Ensino Médio do colégio terá, entre suas disciplinas obrigatórias, quatro cursos Cambridge. São eles: Portuguese Language, Language and Literature in English, Global Perspective e Design & Technology.

Os estudantes interessados em compor os sete créditos e receber o diploma AICE deverão optar por outros três cursos Cambridge, esses oferecidos entre os itinerários formativos: Environment Management, Art & Design e Thinking Skills.

Google for Education

Parceria Google For Education

Nossa parceria com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo oferece muitas ferramentas educacionais aos nossos estudantes, com toda a segurança e agilidade. O Google Sala de Aula está disponível na web ou pelo app, para dispositivos móveis. O estudante pode usar a plataforma com muitas ferramentas que já conhece, como o Google Meet, o Gmail, o Documentos Google, o Apresentações Google, o Site Google, o YouTube e o Google Agenda.

Ensino Médio

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