Projetos Especiais – Colégio Stocco

Projetos Especiais

Desenvolver projetos especiais é uma das opções didáticas adotadas pelo Colégio Stocco a fim de contribuir para a potencialização das habilidades e competências dos estudantes e possibilitar a ampliação do acervo cultural e a construção do conhecimento.

Um dos diferenciais é realizar as propostas em espaços inovadores e diferenciados, construídos especialmente para estimular a aprendizagem. Além disso, a abordagem da equipe docente constitui uma oportunidade para as crianças e os jovens aprenderem a aprender.

Nossa escola se compromete a aplicar os exames de Cambridge com a competência que tais provas, reconhecidas no mundo todo, exigem.

Cambridge

O colégio participa de diferentes concursos e olimpíadas promovidos interna e externamente por várias entidades, possibilitando o aprofundamento dos conhecimentos dos estudantes, estimulando sua autoconfiança, desafiando e valorizando suas habilidades e competências.

Há um empenho especial em orientação e treinamento, a fim de que estejam seguros e possam obter sucesso. O objetivo principal não é somente a obtenção de medalhas e certificados – é também permitir que cada participante possa vivenciar de diferentes formas os conteúdos aprendidos.

Nossa escola trabalha as potencialidades dos estudantes de acordo com seu nível de desenvolvimento motor e faixa etária.
Entendemos a Educação Física como meio para que eles tenham acesso a manifestações corporais das culturas local, regional, nacional e internacional, tais como danças, lutas e brincadeiras.

Aprendem-se práticas de todos os continentes do mundo e de diferentes regiões do Brasil, e não apenas as mesmas modalidades tradicionalmente praticadas pelas escolas.

O que se quer é não só aprimorar as capacidades físicas dos estudantes, mas também fazer com que eles adquiram conhecimentos que otimizem sua capacidade de se movimentar de forma eficaz genérica ou especificamente, vivam em harmonia com o ambiente que os rodeia e busquem melhor qualidade de vida.

Projeto elaborado pela nossa instituição em que os estudantes do 7º ano adquirem uma ampla visão do que é empreendedorismo não só na teoria, mas também na prática.

Criar uma empresa, desenvolver sua identidade visual, definir produtos e público-alvo e elaborar estratégias são algumas das atividades que propomos para que os alunos compreendam como se posicionar no mercado por meio de uma marca.

Os stoqueiros envolvidos como sujeitos ativos dessa proposta pedagógica começam a se familiarizar com o mercado e a se preparar para o futuro.

Países como Estados Unidos, Canadá e muitos da Europa já adotam esse trabalho há 40 anos. No Brasil, é uma proposta nova que cresce com o passar do tempo.

O projeto, que pode ser realizado em grupo ou individualmente, consiste em permitir o contato de um animal com as pessoas. Ações como tocar e brincar contribuem para a liberação de substâncias no cérebro, como a endorfina e a serotonina, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar.

No Stocco, o projeto tem início na Educação Infantil e se estende até o Ensino Fundamental. Os animais usados para a cinoterapia são cães da raça golden retriever: Bartolomeu, adestrado e treinado desde pequeno pelo professor Ricardo Nagamine Argos para ser cão terapeuta, e Thor, de temperamento tranquilo, dócil e de fácil socialização.

O programa tem o propósito de atrair à escrita estudantes promissores do 3º ao 9º ano. Para isso, o curso é desenhado a partir de diversos gêneros textuais, como poesia, conto, autobiografia e notícia, entre outros, que também podem ser indicados pelos próprios participantes.

Além de potencializar a habilidade escritora e interpretativa, objetivamos enriquecer o repertório linguístico e ampliar o conhecimento de mundo, o interesse do aluno em compartilhar seus próprios textos e o estímulo à criatividade.

As aulas ocorrem uma vez por semana. No fechamento dessa proposta, será lançado um livro, com direito a noite de autógrafos.

No Colégio Stocco, reconhecemos o ato de ler como uma prática social, que vai além da decodificação de sílabas e palavras. Tem a ver com a construção de sentidos e significados e com incorporação de conhecimentos. Por isso, desde a Educação Infantil o comportamento leitor é estimulado e incorporado às nossas práticas, adquirindo maior complexidade no Ensino Fundamental 2.

A escolha dos títulos é feita considerando-se dois critérios essenciais: a qualidade literária e a estética. Abordamos todos os gêneros: prosa, poesia, contos, quadrinhos, entre outros.

Como acontece: a partir de um trabalho que se inicia na sala de aula, procuramos mostrar aos nossos stoqueiros os aspectos formais e a função da obra, bem como apontar conexões que a narrativa eventualmente apresente com outras histórias, contextos e formas artísticas, como a música, o cinema e as artes plásticas.

Contextualizamos o autor e o ilustrador, levantando aspectos biográficos, históricos e editoriais que sejam relevantes para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Jornal Joca - Colégio Stocco

Completando nosso Projeto de Leitura, o Jornal Joca coloca os estudantes em contato com textos jornalísticos escritos em linguagem adequada ao público infantojuvenil que discorrem sobre variados temas, entre eles, textos relacionados a saúde, cultura, esportes, países e povos, política e economia.

STEAM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), é uma abordagem que integra conhecimentos das diversas áreas para promover a aprendizagem. Atualmente, é a realidade das melhores escolas pelo mundo.

Os professores propõem às turmas do Ensino Fundamental um desafio a ser resolvido de forma colaborativa e interdisciplinar, em um ambiente estruturado com tecnologia de ponta, em que o estudante atua como protagonista.

Os grupos externam suas ideias, planejam, constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações. O processo tem cinco etapas básicas, que são: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.

Projetos Especiais do Fundamental - Steam

As crianças fazem perguntas com bastante frequência e têm curiosidade de saber a origem das coisas, as causas dos fenômenos da natureza e de explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é ajudar nossos stoqueiros a encontrar respostas para as inúmeras questões que passam por suas mentes.

Em suma, os aprendizes da Ciência serão estimulados a levantar hipóteses, interpretar os resultados, elaborar problemas, recolher dados, pesquisar, fazer registros, planejar ações e aplicá-las a novas circunstâncias.

A realidade atual exige que os estudantes se desenvolvam em todos os aspectos: intelectual, social, emocional, físico e cultural.

Eles têm de aprender a ler e escrever com fluência, mas também argumentar e se comunicar com diferentes interlocutores por meio de diversas mídias. Precisam saber as operações matemáticas, bem como resolver problemas de forma criativa e inovadora.

Necessitam aprender a se autoconhecer e a cuidar de si mesmos, dos que estão à sua volta e das questões coletivas, além de aprender os fenômenos naturais e sociais, sempre utilizando esses conhecimentos com criticidade para tomar decisões éticas, solidárias e sustentáveis.

Nessa perspectiva, o tema “bullying” também está presente em nosso projeto pedagógico em experiências promovidas nas relações com os estudantes.

Projetos Especiais do Fundamental - Socioemocional

O pensamento computacional faz parte do currículo de Tecnologia Educacional, a fim de formar pessoas em condições de atuar no mundo contemporâneo.

A equipe de Tecnologia Educacional elaborou um currículo para letramento digital inovador e diferenciado, cujo objetivo principal é formar estudantes criadores e/ou programadores com os algoritmos, retirando-os do estágio de simples usuários de máquinas e programas ao longo do Ensino Fundamental a partir das propostas desenvolvidas nas aulas de Tecnologia e Robótica.

Ensino Fundamental

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental no Stocco

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×