O STOCCO

Equipe

Saiba como escolhemos nossos profissionais e como investimos em sua capacitação.

Serviços

Conheça os diversos serviços oferecidos pelo Colégio Stocco e entenda como eles funcionam.

Unidades

O Colégio Stocco possui três unidades. Conheça um pouco sobre cada uma delas e veja nossa galeria de fotos.

NOSSA HISTÓRIA

Não é de um dia para outro que se funda uma grande escola. Instituições de excelência são resultado de longas jornadas. Elas precisam de alicerces, pilares sustentáveis, estrutura. E isso só vem com otimismo, criatividade, persistência, carinho e, sobretudo, com o tempo.

O Colégio Stocco tem carregado esses atributos ao longo de suas mais de seis décadas de tradição na formação de crianças e adolescentes. Sua história tem início em Cordeirópolis, onde nasceu uma menina que sonhava em ser professora…

Alzira Stocco de Camargo Neves era a terceira de dez irmãos. Após terminar o primário em sua cidade natal, mudou-se para Viradouro e concluiu a 4ª série em 1930. Dos 10 aos 15 anos, ficou sem estudar por falta de recursos. Mas então aconteceu um milagre: premiado na loteria, seu pai conseguiu encontrar meios para permitir que ela continuasse os estudos.

Casada, Alzira foi morar em Santo André e formou-se na escola que faria dela uma professora. De 1947 a 1978, lecionou no Grupo Escolar Gabriel Oscar de Azevedo Antunes, onde também viria a se aposentar.

Em 1954, a filha de Alzira, com 10 anos de idade, precisava do Curso de Admissão para ingressar no Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense. Naqueles idos, a Admissão tinha o mesmo peso dos atuais cursos pré-vestibulares, devido à enorme concorrência enfrentada pelos estudantes que se dispunham a entrar no ginásio.

Foi assim que surgiu a ideia do Colégio Stocco. O sucesso da primeira turma de Admissão comandada por Alzira, cujos educandos alcançaram os primeiros lugares na lista de aprovados, atraiu a atenção das mães, que se perguntavam quem os havia ensinado.

Após uma lei que passava os jovens da 4ª para a 5ª série automaticamente, os pais incentivaram os dirigentes do Stocco a disponibilizar o ensino da 1ª à 8ª série.

À época, Alzira morava no bairro Jardim e já havia comprado uma casinha no local onde hoje fica a arquibancada do Colégio Stocco. Era nela que as aulas se realizavam no começo, antes de as salas ficarem pequenas demais para a quantidade de crianças recebida pela escola.

Essa é a história do Colégio Stocco. Seu êxito se deve às vitórias conquistadas pelos estudantes daquele longínquo Curso de Admissão.

Nas palavras de Alzira:

Orgulho-me de ter plantado uma escola na terra de João Ramalho; orgulho-me de ter educado uma parcela da juventude desta terra laboriosa. É quase divino deixar, depois de mim, uma escola que se desvanece no tempo e no espaço, mas cujos efeitos na memória ficam eternizados. É-me confortante dizer todas essas coisas, porque, ‘como maçãs de ouro em salvas de prata, assim são as palavras ditas a seu tempo’.

HISTÓRIA DA MARCA

CANÇÃO DO STOQUINHO E HINO DO COLÉGIO STOCCO

O Colégio Stocco se orgulha de ter mais de seis décadas de tradição no ensino de crianças e adolescentes. Ao longo dessa história, acumulamos vitórias e trilhamos caminhos que nos fizeram crescer cada vez mais.

Essas conquistas são cantadas na Canção do Stoquinho e no Hino do Colégio Stocco. Clique ao lado para ouvi-los!

MISSÃO

A missão do Colégio Stocco é extrair as potencialidades de seus estudantes por meio de um processo educacional estável e contínuo. A escola busca desenvolver as habilidades e competências dos estudantes para que eles possam atuar na sociedade de forma criativa, crítica, autônoma e responsável.

VISÃO

Educação escolar como grande valia para o desenvolvimento e emancipação do ser humano. Formação e reconhecimento do valor de seus profissionais. Afetividade e respeito às diferenças. Honestidade, justiça e ética. Integridade e civilidade. Tradição, inovação e transformação como valores não contraditórios. Liberdade e responsabilidade como valores indissociáveis.

VALORES

O Colégio Stocco acredita que a educação é essencial para o desenvolvimento do ser humano, libertando-o e expandindo seus horizontes. Investimos constantemente na formação de nossos profissionais e valorizamos o seu trabalho acima de tudo. A escola respeita as diferenças individuais e privilegia valores como honestidade, justiça, ética e integridade. Cultivamos nossa tradição sem deixarmos de ser inovadores.

  • Compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana.
  • Respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem.
  • Preparo do indivíduo para a construção de conhecimentos relacionados à tecnologia.
  • Preservação e expansão do patrimônio cultural.
  • Integração social, coibindo-se qualquer tipo de preconceito racial, social, religioso ou político.
  • Igualdade de condições para acesso à escola e permanência nela.
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura e arte.
  • Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
  • Valorização do profissional na educação escolar.
  • Garantia do padrão de qualidade.
  • Valorização da experiência extraescolar.
  • Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.