Institucional – Colégio Stocco

Institucional

Não é de um dia para outro que se desenvolve uma grande escola. Instituições de excelência são resultado de longas jornadas. Elas precisam de alicerces, pilares sustentáveis, estrutura. E isso só vem com otimismo, criatividade, persistência, carinho e, sobretudo, com o tempo.

O Colégio Stocco tem carregado esses atributos ao longo de suas mais de seis décadas de tradição na formação de crianças e adolescentes. Sua história tem início em Cordeirópolis, onde nasceu uma menina que sonhava em ser professora…

NOSSA HISTÓRIA

Alzira Stocco de Camargo Neves era a terceira de dez irmãos. Após terminar o primário em sua cidade natal, mudou-se para Viradouro e concluiu a 4ª série em 1930. Dos 10 aos 15 anos, ficou sem estudar por falta de recursos. Mas então aconteceu um milagre: premiado na loteria, seu pai conseguiu encontrar meios para permitir que ela continuasse os estudos.

Casada, Alzira foi morar em Santo André e formou-se na escola que faria dela uma professora. De 1947 a 1978, lecionou no Grupo Escolar Gabriel Oscar de Azevedo Antunes, onde também viria a se aposentar.

Em 1954, a filha de Alzira, Sandra, então com 10 anos de idade, precisava do Curso de Admissão para ingressar no Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense. Naqueles idos, a Admissão tinha o mesmo peso dos atuais cursos pré-vestibulares, devido à enorme concorrência enfrentada pelos estudantes que se dispunham a entrar no ginásio.

Foi assim que surgiu a ideia do Colégio Stocco. O sucesso da primeira turma de Admissão comandada por Alzira, cujos educandos alcançaram os primeiros lugares na lista de aprovados, atraiu a atenção das mães, que se perguntavam quem os havia ensinado.

Após uma lei que passava os jovens da 4ª para a 5ª série automaticamente, os pais incentivaram os dirigentes do Stocco a disponibilizar o ensino da 1ª à 8ª série.

À época, Alzira morava no Bairro Jardim e já havia comprado uma casinha no local onde hoje fica a arquibancada do Colégio Stocco. Era nela que as aulas se realizavam no começo, antes de as salas ficarem pequenas demais para a quantidade de crianças recebida pela escola.

Essa é a história do Colégio Stocco. Seu êxito se deve às vitórias conquistadas pelos estudantes daquele longínquo Curso de Admissão.

Brasão da Família Stocco A História da Marca Stocco

Alzira, professora do antigo Grupo Escolar Oscar Gabriel de Azevedo Antunes, em Santo André, bem como Albina (Nena), diretora do Grupo Escolar da Fazenda da Juta, localizado nas vizinhanças de Santo André, mas pertencente ao município de São Paulo, eram mestras muito conhecidas e respeitadas pelas famílias andreenses. 

Conhecidas como as irmãs Stocco, Alzira e Nena moravam na casa de Alzira, na Avenida Portugal. Quando Sandra, a filha mais velha de Alzira, se vê perto de prestar o exame de admissão para cursar o nível ginasial no Colégio Américo Brasiliense, as irmãs Stocco reúnem a jovem e suas colegas para prepará-las.

A família de Alzira Stocco de Camargo Neves (ao centro, sentada): à esquerda, sua irmã Albina Stocco; à direita, o marido, Oscar de Camargo Neves, que atuou na área contábil e administrativa; em pé, os filhos Oscar, Sandra (professora de Francês) e Marco Antônio (professor de Arte)

Família Stocco

Após a aquisição de um terreno na Rua Catequese esquina com a Avenida Padre Anchieta, o novo estabelecimento de ensino seria juridicamente formalizado, tornando-se necessária a criação de um nome oficial para ele. Foi então que surgiu a ideia de chamá-lo de Curso Stocco e, posteriormente, Colégio Stocco.

História do Colégio Stocco
História no nome da Família Stocco

A gênese da marca Stocco está diretamente associada ao sobrenome paterno das irmãs fundadoras do Curso Stocco – Alzira e Albina –, pois com elas, em 1954, tudo começou.

A ideia de vincular o nome Stocco a um símbolo surge a partir de uma conversa familiar. As irmãs e os tios João e Arlindo confabulavam a respeito das curiosidades da origem da própria família na Itália quando resolveram fazer uma busca no Vaticano, a fim de saber se de fato havia um brasão da família Stocco.

A pesquisa revela que a origem da família remonta à Idade Média e está ligada à região da Calábria, associada especificamente a Cosenza e, posteriormente, a Scigliano, Taverna e Nicastro.

Segundo o Dicionário Etimológico Pianigiani, Stocco quer dizer “espada pontiaguda sem lâmina”. A família Stocco gozava de concessão do Imperador Carlos V para exibir em seu brasão as próprias espadas no formato da Cruz de Santo André, lírios (“gigli”, que denotam pureza) e principalmente a águia de duas cabeças de Nero (que representa o Império Bizantino ligado ao Oriente e ao Ocidente).

Hino do Colégio Stocco e Canção do Stoquinho

O Colégio Stocco se orgulha de ter mais de seis décadas de tradição no ensino de crianças e adolescentes. Ao longo dessa história, acumulamos vitórias e trilhamos caminhos que nos fizeram crescer cada vez mais.

Essas conquistas são cantadas no Hino do Colégio Stocco e na Canção do Stoquinho. Clique para ouvi-los!

Hino do Colégio Stocco
Canção do Stoquinho

DE OLHO NO FUTURO

Projeto Inovar

O Stocco tem como premissa se atualizar constantemente e atender com excelência cada pessoa. A partir de pesquisas feitas com pais, estudantes e colaboradores internos, aprimoramos nossos ambientes, projetos educacionais e ferramentas tecnológicas, propiciando as mais favoráveis condições para o desenvolvimento de nossos stoqueiros.

Ambientes aprimorados
Projetos Educacionais Atualizados
Novas Tecnologias

  • Inovação a seu serviço.
  • Reestruturação organizacional.
  • Modernização dos ambientes e construção de espaços novos, confortáveis e despojados.
  • Aquisição de diversos equipamentos de alta tecnologia.
  • Projetos pedagógicos inovadores.
  • Nova comunicação da marca: antenada e inteligente.

Veja o que o Projeto Inovar já fez no Stocco:

PROJETOS SOCIAIS

Projeto Stoqueiro Solidário

A solidariedade é uma virtude que permeia as ações pedagógicas do colégio, pois faz parte do dia a dia de nossos estudantes, contribuindo, assim, para a formação de um ser humano melhor – acolhedor, respeitador
e altruísta.

Campanhas solidárias

Páscoa Solidária (março/abril): doação de ovos de chocolate – Creche Instituição Caminho de Ananias.

Corrente do Bem / Teleton (abril): doação de cofrinhos com moedas – AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) – Hospital e Centro de Reabilitação.

Campanha do Agasalho “Quem Pode, Ajuda. Quem Precisa, Agradece” (maio): doação de agasalhos.

Red Nose Day (maio): o Red Nose Day é um evento celebrado no dia 25 de maio a cada dois anos em alguns países da Europa. O objetivo da comemoração é diminuir a pobreza das crianças da África e do Reino Unido, por meio da arrecadação de dinheiro. No nosso Red Nose Day, vendemos um nariz vermelho que custa o que cada um pode doar. Além disso, os estudantes e seus familiares se mobilizam com novas ideias, incrementando essa ação. Toda a arrecadação é entregue ao Instituto Campo dos Sonhos e destinada ao Sudão do Sul.

Lacre do Bem (setembro): doação de lacres de alumínio para conversão em cadeiras de rodas.

Natal Solidário (novembro): doação de sacolinhas com kits de roupa, calçado, doce e brinquedo para crianças e kits de roupa e calçado para idosas da Instituição Caminho de Ananias.

Concurso da Paz (Lions): visitas a Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e creches.

Novo no Stocco?

Saiba mais sobre nosso método e estrutura de ensino em Novos Alunos

Política de Privacidade | © 2021 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×