Orientação e Projetos Especiais – Colégio Stocco

Orientação e Projetos Especiais

O principal foco do trabalho da orientação educacional é propiciar ao estudante condições de assumir a condução do seu processo de forma­ção, participando das decisões acerca de sua aprendizagem, e possibilitar seu crescimento como ser responsável e autônomo.

O papel do orientador educacional também é ajudar o estudante a decidir o seu futuro. Pensar o que fazer no futuro é uma tarefa e tanto, como bem sabem os estudantes do Ensino Médio, que precisam escolher o que prestar no vestibular, mesmo que ainda tenham muitas dúvidas. Pensando nisso, o colégio oferece o componente curricular Projeto de Vida. Nessas aulas, o estudante planeja suas metas e reflete sobre suas possíveis escolhas para uma definição mais segura acerca da jornada que pretende trilhar na vida. Anualmente, é promovido o Fórum de Informação Universitária e Carreiras, além de visitas a universidades como USP, UFABC e Insper, entre outras de interesse dos estudantes.

Diante de um mundo que nos apresenta um futuro incerto, o jovem vive esse momento com inúmeros dilemas: “Que carreira pretendo seguir?”, “Como quero ser visto pelas pessoas?”, “Como posso promover interferências para mudar essa realidade?”, “Qual mundo quero para mim e para todos?”, “Quando estarei preparado para relações afetivo-amorosas?”.

Nesse sentido, as experiências de aprendizagem são planejadas, visando à formação de jovens críticos e autônomos, entendendo-se a crítica como a análise dos fenômenos naturais e culturais baseada no conhecimento científico e a autonomia como a capacidade de tomar decisões fundamentadas e responsáveis. 

O Ensino Médio do Colégio Stocco acolhe as diversidades e reconhece o adolescente como seu interlocutor legítimo sobre currículo, ensino e aprendizagem. Nossa proposta busca assegurar aos estudantes uma formação que, em sintonia com sua caminhada e história, os torne capazes de definir seus próprios projetos de vida, a fim de fazerem escolhas assertivas tanto para o mundo do trabalho como para um estilo de vida saudável, sustentável e ético.

Educar para as demandas do século XXI requer muito mais do que o ensino de conteúdos. Por isso, nas salas de aula – e fora de seus limites – os professores do Stocco desenvolvem projetos como estudos do meio, gincanas do conhecimento, campeonatos internos, montagens teatrais, debates, discussões com cientistas e artistas, construções de protótipos e trabalhos em grupo. São atividades voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, como empatia, cooperação, autoconhecimento, autocuidado, argumentação, conhecimento, responsabilidade e cidadania.

O foco do Projeto Iniciação Científica é estimular as competências necessárias para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa. Os estudantes passam pela definição do campo de interesse, pela escolha do tema e do recorte, pela elaboração da pergunta norteadora, pela busca de fontes diversas e confiáveis e pelo aprofundamento no tema. Ao final, realizam um trabalho de monografia para ser apresentado a uma banca de professores especialistas e convidados de diversas universidades para avaliação.

Ensino Médio

Saiba mais sobre o Ensino Médio no Stocco

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×