RESPIRA! O VESTIBULAR CHEGOU! - Colégio Stocco

RESPIRA! O VESTIBULAR CHEGOU!

14/nov/2025

Autoria: Rafael Colavite, Mestre em Educação, Instrutor de Mindfulness para crianças e adolescentes certificado pela Mindful School by MindKids, Formador de Educadores, Pesquisador e Cientista Social.

Transformando a preparação para o Vestibular com atenção plena.

Os vestibulares chegaram. Para os estudantes que irão prestar esses exames e seguir com seus planos e sonhos pelos próximos anos, este é um período delicado, tanto física e mentalmente, quanto emocionalmente. Percebemos variações na rotina de sono, no apetite, nas distrações, nas emoções, sendo este um momento importante também para toda a família e comunidade escolar que o acompanha. Uma ferramenta poderosa para trazer foco e atenção para a sala de aula, para o vestibular e para a vida do estudante são as técnicas de mindfulness.

Não há uma tradução exata para este termo, mindfulness, mas convém considerá-lo como “atenção plena”, por trazer a capacidade de foco, atenção, presença, percepção, consciência (awareness) para qualquer atividade. Estamos nos referindo a práticas que podem ser formais, ou não, e que estão presentes no cotidiano. Para além das técnicas formais, em todos os momentos que realizamos qualquer atividade com a intenção de termos atenção e presença, estamos praticando mindfulness.

Foto: Unsplash

Por que a prática de mindfulness é tão importante: uma questão de tempo.

A redução do estresse e da ansiedade são desejos comuns para todos que vivem no acelerado século XXI. O caminho é aparentemente simples, mas há uma grande dificuldade em viver o tempo presente. Não é possível viver o passado (pois ele já aconteceu) e apenas existe em nós da maneira como o vivemos. Da mesma forma, o futuro ainda não chegou (pois quando chega se torna o presente) e apenas existe em nossa imaginação.

Por muitos motivos, passamos boa parte do nosso tempo revivendo o passado com saudade e nostalgia. O futuro com antecipação, medo e, principalmente, ansiedade. Por isso o momento presente é tão desafiador, pois só existimos aqui e agora. Como não deixar minha mente vaguear para tarefas que eu ainda não fiz, mas tenho que entregar ao gestor ou ao professor? Ou voar para momentos que vivi quando fui muito feliz, mas que não voltam? Aqui entra a resposta aparentemente simples: respirar.

Enquanto técnica de mindfulness, a respiração é a melhor “âncora” para a mente não “ficar à deriva nos pensamentos” (embora essa seja apenas uma das “âncoras” possíveis), pois respiramos apenas no aqui e no agora. É a forma mais poderosa de trazer nossa atenção e foco para o tempo presente, para esse momento. 

Os outros dois passos para exercitar mindfulness são reconhecer os próprios pensamentos, sentimentos e emoções, sem julgamento, e a autorregulação emocional.

Foto: Unsplash

A neurociência como aliada na preparação dos estudantes.

A mente humana se distrai aproximadamente 47% do tempo. Durante os meses de preparação para o vestibular essa proporção aumenta. Por isso, práticas de mindfulness são fundamentais para apoiar nossos estudantes nesses momentos. Nessa época de vestibulares, aproximadamente 4 de cada 5 estudantes relatam melhor relaxamento e maior concentração nos estudos (KABAT-ZIM, 2020).

Daniel Goleman (1996), conhecido psicólogo e autor de diversas obras, descreve que a prática de mindfulness está relacionada ao desenvolvimento da inteligência emocional, especialmente quando estamos conscientes de nossas ações e tomamos decisões mais assertivas. O processo de reconhecer as próprias emoções nos traz ao momento presente e nos dá oportunidade de encontrar formas autocompassivas de lidar com elas. Além disso, nos permite sermos mais acolhedores com nossos arrependimentos (de não termos estudado tanto, por exemplo) e diminuir nossa autocobrança e ansiedade que tanto nos afeta (NEFF, 2017).

Educadores de todos os segmentos podem adotar essa prática com seus estudantes. Ela é a neurociência aplicada, uma ferramenta com evidência científica já incorporada por muitas instituições e transforma ansiedade em autoconhecimento, agitação em presença e reatividade em consciência.

Foto: Unsplash

Respira! O Vestibular chegou.

Aliadas à prática de mindfulness estão uma boa alimentação, sono regulado, práticas de exercício e atividade física e, claro, uma rotina de estudos consolidada. Nenhuma delas sozinha garante qualquer sucesso.

No que diz respeito às técnicas, tratam-se principalmente de: práticas formais (sessões de 5 minutos ou mais focando na respiração), atividades cotidianas (como prestar atenção ao sabor e textura dos alimentos, focar nos sons e aromas), e, ao iniciar uma tarefa importante, como estudar, realizar 3 respirações profundas, reconhecendo o tempo presente “estou aqui e agora, estudando”.

Mindfulness é um caminho para realizar qualquer tarefa com mais presença e eficiência. Dos estudos em casa e na escola até a sala de prova do vestibular. Estar com o corpo mais relaxado e a mente clara, reconhecendo a ansiedade sem ser dominado por ela. 

Se por acaso você é um estudante e vai realizar um vestibular em breve, desejo uma boa prova e… lembre-se de respirar.

No Stocco, os estudantes têm um contato mais próximo com as técnicas de mindfulness do sétimo ano do Ensino Fundamental até à terceira série do Ensino Médio. Eles aprendem diversas técnicas de foco e atenção, para que desenvolvam autonomia em praticar sempre que necessário e, também, como prática regular. Este é só o começo de uma jornada de autoconhecimento e controle da ansiedade.

Foto: Equipe do Stocco no ENEM 2025

Referências:

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996.

KABAT-ZINN, Jon. Onde quer que você vá, é você que está lá: meditação da atenção plena na vida cotidiana. Tradução Alves Calado. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2020.

NEFF, Kristin. Autocompaixão: pare de se torturar e deixe a insegurança para trás. Tradução de Beatriz Marcante Flores. Rio de Janeiro: Lúcida Letra, 2017.THICH NHAT HANH. O milagre da atenção plena. Tradução Maria Goretti Rocha de Oliveira. São Paulo: Editora Vozes, 2018.

Veja mais postagens

Política de Privacidade | © 2025 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
× Saiba mais.