A humanização de cada dia: a contribuição do Stocco na formação de crianças e jovens – Colégio Stocco

A humanização de cada dia: a contribuição do Stocco na formação de crianças e jovens

14/mar/2023

Débora Lulo
Orientadora Educacional


Para todos que conhecem a tradição dos 68 anos do Colégio Stocco, não é necessário dizer que a Educação humanizada é um pilar fundamental da instituição. Contudo, vale lembrar que, em pleno século XXI, esse conceito de educar, por meio da empatia, ainda não é um princípio que norteia nossa sociedade. Muitos ainda consideram que a chamada “educação tradicional” deve se manter focada única e exclusivamente na transmissão de conhecimentos acadêmicos, permanecendo desvinculada da formação integral do ser humano. Esse paradigma está ultrapassado, se considerarmos as diversas exigências do mercado, que estão pautadas nas competências socioemocionais e, portanto, para além das acadêmicas.

estudantes do modelo tradicional de educação

Para romper com o obsoleto paradigma de que os estudantes são meros “alunos”, cuja etimologia latina quer dizer “sem luz”, reconhecer todas as potencialidades dos nossos aprendizes já é um grande passo e  impede que os enxerguemos com a visão do passado, de “tábulas rasas, ou folhas de papel em branco”, em que os conhecimentos deveriam ser depositados de maneira uniforme, sem reconhecer a individualidade, as habilidades e inteligências de cada aprendiz.

O caminho para o desenvolvimento pleno dos estudantes

De maneira distinta das comuns leituras enviesadas da educação conteudista, nós, do Stocco, consideramos que a Educação precisa ser pensada de forma a garantir que cada estudante desenvolva plenamente todas as suas habilidades e potencialidades, para realização de suas metas pessoais e profissionais.

Diante dessa premissa, trabalhamos para que nosso cotidiano englobe os avanços conquistados pelas pesquisas científicas mais sérias e atuais e que comprovam, por exemplo, o valor de nos relacionarmos com o uso de comunicação não violenta, a fim de garantirmos o desejado equilíbrio entre o estabelecimento de limites e a liberdade de nossos educandos.

Humanizar nada mais é do que nos tornarmos mais humanos a cada dia. É resgatar o que temos de essencial em nossas vidas, a fim de desenvolver o indivíduo por completo. É considerar o ser humano como único e complexo. A Educação humanizada é uma abordagem pedagógica que forma indivíduos mais completos em diferentes âmbitos, e ao mesmo tempo uma crítica aos métodos tradicionais.

estudante do colégio Stocco sentada no chão

Potencializando habilidades socioemocionais

Em nossa instituição, utilizamos práticas que possibilitem, de fato, desenvolver plenamente cada indivíduo, e não meramente os “formar”, pois isso remete a “dar uma forma definida”, o que impossibilitaria refletir sobre as diferenças a fim de respeitá-las.

Extrapolamos uma maneira única de educar, pois esse é o nosso jeito Stocco de acolher, potencializando o melhor de cada indivíduo: valorizando e explorando tanto as habilidades e inteligências inatas, quanto ofertando condições para o desenvolvimento de outras necessárias à vida.

estudantes do cólegio Stocco no parque

Nossos professores e gestores acreditam no potencial humano, por isso se posicionam de maneira diferente da concepção de “detentores do conhecimento”. São transformadores para o bem comum e para a cultura da paz, realizando propostas que englobam, no trabalho diário, os quatro pilares da Educação descritos pela Unesco: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver e Aprender a ser.

Nesse sentido, com os suportes da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais, potencializamos o autoconhecimento, bem como a diversidade de experiências com a aprendizagem, por meio da interação com o meio e com os pares.

Estudantes do Stocco na Aula do Projeto de Vida sobre autoconhecimento.
Estudantes do Stocco na Aula do Projeto de Vida sobre autoconhecimento.

Educamos de modo positivo, considerando como oportunidades de aprendizagem todas as situações da vida real, mesmo as desafiadoras, como atitudes ou comportamentos passíveis de reprimendas ou devolutivas que seriam comumente lidas como “erros”.

No ambiente escolar, privilegiamos o olhar empático e acolhedor, responsável pelo efetivo desenvolvimento pessoal e emocional de nossas crianças e jovens, com o objetivo maior de que tenham qualidade de vida e felicidade.

Acolhimento e respeito na formação de gerações

No Stocco, o acolhimento é uma das palavras-chave na vida dos educadores e dos estudantes. Acolher é um ponto forte! Essa postura humana evidencia-se diariamente, quando cada estudante é respeitado em suas individualidades e se sente parte da família Stoqueira. A certeza do pertencimento ocorre desde a entrada! Seja no pátio, seja na sala de aula, nossos espaços de aprendizagem são ambientes dinâmicos, acolhedores e saudáveis, nos quais nossos estudantes vivenciam o afeto humano, com o olhar atento dos educadores (professores, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos, assistentes e demais funcionários). Todos capacitados e motivados, proporcionando uma aprendizagem significativa em cada oportunidade de interação.

estudantes do colégio Stocco se abraçando

Contamos com atividades e estratégias diversificadas, tais como a  prevenção e combate ao bullying, a promoção do diálogo saudável e o planejamento de ações sociais. Construímos, dessa maneira, relações interpessoais positivas e laços afetivos, indispensáveis ao desenvolvimento psicossocial e à consolidação de valores sociais, humanos e éticos, fundamentais para a vida de cidadãos mais felizes e seguros, capazes de conquistar sonhos.

Mural produzido pelos estudantes do 7° ano em uma atividade de combate ao bullying.

Reconhecemos as conquistas e os sucessos diários de nossos estudantes e os motivamos a aplicar suas potencialidades em prol do bem e do progresso de nossa sociedade. Dessa forma, sonhos são realizados.

A riqueza de nossa cultura escolar, humanizada por excelência, denota o que fazemos com maestria e se traduz em  nosso slogan: potencializar o melhor de cada estudante! Potencializar pessoas!

Referências bibliográficas:

Tese: Educação escolar e constituição da consciência: um estudo de adolescentes a partir da psicologia histórico-cultural. Clique para visitar o site.

Tese: O movimento brasileiro de renovação educacional no início do século XXI. Clique para visitar o site.

Artigo: A humanização do ser humano em Paulo Freire: a busca do “ser mais”. Clique para visitar o site.

Artigo: Por uma educação humanizadora: um diálogo entre Paulo Freire e Erich Fromm. Clique para visitar o site.

Veja mais postagens

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×