A importância da Língua Espanhola na Educação Básica
28/mar/2022
O aprendizado da segunda língua mais falada no mundo enriquece culturalmente os estudantes, que no Colégio Stocco se dá por meio de aulas curriculares e projetos disciplinares, proporcionando um verdadeiro mergulho em um universo cultural diferente.
Um dos principais benefícios de aprender um segundo idioma na tenra idade é a facilidade de compreensão e assimilação de conceitos inseridos em contextos usuais e na relação significativa do mesmo entre a criança e seus pares. Essa tem menos inibições e pressões para o aprendizado que um adulto, e seu cérebro está em idade de aquisição da linguagem. A rede BBC divulgou, em 2013, uma pesquisa de publicação científica The Journal of Neuroscience¹ mostrando, por escaneamento do cérebro, que há ligações entre os neurônios cuja função é exatamente promover o processamento de novas palavras antes dos quatro anos de idade. Ainda assim, novas conexões podem ser criadas ao longo de toda a vida do ser humano.
Sendo o Espanhol a segunda língua mais falada no mundo – atualmente, são mais de 560 milhões de pessoas, o que representa quase 10% da população mundial – e estando o Brasil rodeado por países nativos hispanohablantes (de um total de 21 nações no mundo, 7 fazem fronteira com nosso país), proporcionar o estudo dessa língua às nossas crianças pode oferecer-lhes naturalidade e, em consequência disso, facilidade, construindo uma visão de mundo mais ampla e valorosa.
No mundo em que vivemos, é sabido por todos que o mercado de trabalho é muito dinâmico e competitivo, e falar alguns idiomas – e não somente mais um, como há décadas atrás era necessário – agrega em competência cognitiva, intrapessoal e interpessoal, todas elas esperadas do cidadão do século XXI. Talvez valha ressaltar que são inúmeras as culturas presentes na América Latina, que se preservam ao mesmo tempo em que se fundiram e inter-relacionam com aquela trazida da Europa, e que coexistem manifestando-se nas tradições, arquitetura, arte, línguas, comidas, músicas e expressão escrita – a exemplo disso, estão os seis Prêmios Nobel de Literatura concedidos a escritores de Língua Espanhola até 2021.
A Educação Básica é, por excelência, o período de maior terreno fértil para o aprendizado de línguas.
Como deve ser o Ensino de Espanhol em uma escola de Ensino Fundamental?
Historicamente, o Governo Brasileiro, ao longo dos anos, tem garantido o ensino do Espanhol nas escolas públicas e privadas, seja de forma obrigatória ou facultativa, considerando-o como fundamental para aprimorar as relações sociais dos brasileiros com os vizinhos da América Latina e também para o aprimoramento profissional dos cidadãos.
No entanto, cabe à gestão escolar dos centros educativos a definição da grade curricular, estando submetida aos órgãos competentes. Guardadas as características desses centros, é consenso que, quanto mais expostos à língua e às manifestações culturais, maior será a bagagem construída pelos estudantes, especialmente se a metodologia empregada lhes possibilitar uma postura ativa, pautada na busca por sentido e significado. E é nesse contexto que cabem os intercâmbios culturais, sejam eles presenciais ou não, a participação em eventos com representatividade do estudo realizado em sala de aula sobre elementos históricos e culturais do mundo hispânico, a vivência em atividades de contato com a gastronomia, a música, os filmes, os lugares, e outras tantas onde o idioma se mostre vivo e relevante.
Diferenciais de uma boa escola que tem Espanhol no Currículo
Aulas curriculares (para que todos tenham acesso à disciplina), aulas extracurriculares (para o aprofundamento dos conhecimentos, vivências e preparação para eventos específicos), participação em projetos interdisciplinares e interação com as mais diversas áreas em que o Espanhol é componente relevante, tanto no âmbito escolar como fora dele, podendo o (a) estudante expandir as possibilidades de entrada em um universo cultural diferente, e as formas de comunicação, compreensão e interpretação, bem como compreender sua própria cultura e cultura estrangeira são alguns dos diferenciais que fazem que uma escola se possa colocar no rol daquelas que, verdadeiramente, ensinam o idioma Espanhol, não pelo cumprimento protocolar, mas na promoção e expansão de um universo cultural abrangente.
Como é o Espanhol no Stocco?
No Colégio Stocco, o Espanhol é disciplina curricular a partir dos sextos anos, com uma aula semanal que pode ser complementada por mais três no contraturno. Basta que o (a) estudante opte pelos talleres, nome dado aos projetos extracurriculares, onde poderá capacitar-se para as provas de certificação internacional – os chamados DELE – Diplomas de Español como Lengua Extranjera e/ou para as oficinas de Arte e Cultura, enriquecendo suas experiências.
Há alguns anos, o Colégio Stocco vem extrapolando as fronteiras escolares, participando de eventos como o projeto Mi Casa Tu Casa e o Troféu Jovem Leitor, ambos do Jornal JOCA, voltado ao público infanto-juvenil.
Em 2020, nosso estudante do sexto ano, Lucca Cajui Nigro, classificou seu texto ¡Mi familia, el viaje, la niebla, los coatíes y la sorpresa! entre um dos 8 melhores textos no país – de um total de mais de 630 competidores! – no IV Concurso Relato Breve[2], promovido pela Consejería de Educación do Ministério da Educação da Espanha, e em 2021, o Colégio Stocco recebeu o título de um dos 5 melhores colégios brasileiros no ensino do espanhol, sendo finalista no III Concurso Colegio del Año en Español[3], o que nos deixa muito orgulhosos!
Continuamos trabalhando para, a cada dia mais, ser o colégio forte e acolhedor que prepara para a vida!
[1] https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131009_linguagem_infancia_an
[2] https://www.cmc.com.br/noticias/concurso-relato-breve-ganhadores-e-finalistas/
[3] https://www.educacionyfp.gob.es/brasil/pt_BR/convocatorias-programas/concurso-colegio-espanol-del-ano.html
Por Rosa Graziela – Assessora de Espanhol