A INTEGRAÇÃO DO ÓCIO CRIATIVO E DO ESTUDO – Colégio Stocco

A INTEGRAÇÃO DO ÓCIO CRIATIVO E DO ESTUDO

30/jan/2025

Preparando crianças para um retorno escolar significativo

Benefícios do tempo de lazer

Nos últimos dias de férias escolares, é importante compreender que o tempo de ócio criativo e o tempo de estudo não são opostos, mas partes complementares da experiência social e humana. O lazer não apenas revitaliza as energias. Ele também inspira sonhos, fomenta a inteligência e estimula uma criatividade que se reflete na vida escolar.

Momento de lazer e luxo idade no Stoquinho

A conexão entre o ócio criativo e os momentos de aprendizado

O estudo, por sua vez, ganha profundidade ao ser ressignificado nas experiências do ócio criativo, criando um ciclo virtuoso de aprendizado e realizações. É fundamental afastar a ideia mecanicista de que as crianças são como máquinas que precisam “recarregar baterias”. Tanto o tempo de férias, lazer e ócio, quanto o de aulas devem coexistir a serviço da felicidade e do desenvolvimento pessoal. As férias, longe de serem apenas um tempo de inatividade, oferecem às crianças a oportunidade de ressignificar o que aprenderam. Imagine, por exemplo, uma criança que, após estudar o bioma dos pampas, tem a oportunidade de viajar ao sul do Brasil e ao norte do Uruguai. Esse encontro com a realidade potencializa sua compreensão e gera sentimento de pertencimento, responsabilidade ecológica e maturidade ao compartilhar suas descobertas. As famílias têm um  papel essencial nesse processo.

O envolvimento da família no novo ciclo

A transição para a volta às aulas pode ser facilitada com a participação ativa da família, ajudando na organização do material escolar ou discutindo expectativas para o novo semestre. Reservar um tempo para reorganizar materiais, planejar o ano escolar e revisar rotinas. Ação e reflexão são movimentos fundamentais para o desenvolvimento da mente. Durante as férias, o incentivo à leitura, aos jogos ou até às reflexões sobre os desafios e as conquistas do semestre anterior permite que as crianças voltem à escola com maior consciência de si mesmas e de seus objetivos. Propor brincadeiras e atividades que estimulem habilidades específicas é uma forma eficaz de preparar as crianças para o retorno. Jogos que favoreçam a concentração, leituras que instiguem a curiosidade e aplicações tecnológicas que incentivem o raciocínio lógico podem ser aliados valiosos. Mais importante, contudo, é ensinar que estudar é um ato de esforço e superação. Reconhecer as próprias dificuldades e trabalhar para superá-las são passos que formam a base para o amadurecimento acadêmico e pessoal.

Interação entre a família e o estudante na unidade 2

Experiências significativas na volta às aulas

Quanto à rotina, é necessário ressignificar o conceito. Longe de ser algo monótono, a rotina é uma rota que conduz aos objetivos traçados. Assim como uma estrada, ela proporciona segurança e pode ser apreciada por quem está atento aos detalhes do caminho. Estimular as crianças a perceberem as transformações ao seu redor – seja o jardim da escola, o reencontro com amigos ou mesmo as mudanças em si mesmas – tornam a experiência mais rica e significativa. Por fim, na volta às aulas, é essencial não esquecer de sonhar e cultivar bons hábitos. Uma mochila organizada, materiais em dia e o compromisso com o respeito às relações interpessoais são fundamentais. Acima de tudo, é importante lembrar que cada pessoa carrega um universo dentro de si e que merece empatia e consideração. Assim, ao unirmos preparo prático e valores humanos, garantimos que o retorno às aulas seja não apenas produtivo, mas pleno de significados.

Volta às aulas 2025 no Stocco

Autoria: PROF. ROBERTO BELMONTE JÚNIOR

Pedagogo com habilitação em Filosofia, Sociologia e Administração Escolar. Diretor Administrativo e Operacional das unidades 3 e 4 do Colégio Stocco em Santo André.

Veja mais postagens

Política de Privacidade | © 2025 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×