Como se desenvolve a leitura
18/maio/2023
Simone Zambeli
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1
Desde a mais tenra idade, fazemos diferentes leituras, a partir das diversas experiências que vivenciamos e, antes mesmo de lermos a palavra, somos capazes de decifrar a imagem, a cor, o gesto, o som…
Em O ato de ler, Inajá Martins de Almeida afirma que “uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção”.
Como um caleidoscópio que nos permite ver imagens diversas, a leitura nos ensina a perceber o mundo no qual estamos inseridos. Ela nos forma e permite a construção de imagens, conceitos, posturas, paradigmas… A leitura nos ensina a ler o mundo e atuar nele.
Sendo assim, é imprescindível o estímulo à leitura e a formação de leitores competentes, para a formação integral do ser humano.
A visão de mundo ampliada por meio da leitura
Desde os primeiros anos escolares, o Colégio Stocco faz uso de diferentes estratégias que têm por objetivo principal despertar o interesse e o gosto pela leitura.
Na Educação Infantil, a leitura feita pelo educador, a escolha espontânea de um livro, o contar histórias, a partir de imagens, são algumas das ações utilizadas para formar leitores desde a infância. Destacamos, ainda, a dinâmica do tapete literário. Orientados por seus professores, os Stoqueiros da Educação Infantil e suas famílias confeccionam um lindo tapete que funciona como “um palco” para contar e declamar histórias. Dessa forma, são oferecidos diversos textos de diferentes gêneros textuais, permitindo a formação de um leitor crítico e competente, desde os primeiros anos.
Com o passar dos anos, as dinâmicas se ampliam, se diversificam… A leitura mediada e compartilhada, a roda da leitura, o sarau, a dramatização, os projetos, as idas à biblioteca, o encontro com o autor do livro e as sequências didáticas são outras estratégias utilizadas.
Aos poucos, se ampliam os gêneros textuais trabalhados, não deixando em nenhum momento de incluir os multissemióticos (os que envolvem diferentes linguagens, minimamente, a verbal e a visual) e os multimidiáticos (os que envolvem informações multimídias – som, imagem, texto, animação), tão presentes no mundo digital no qual estamos inseridos. É dada ao educando a possibilidade de ampliar sua leitura de mundo e sua capacidade de analisar textos, percebendo as entrelinhas, o posicionamento do autor, o contexto histórico-social, que embasa a escrita do autor, fazendo inferências.
O protagonismo e o enriquecimento de repertório do estudante
As diferentes leituras nos transformam e possibilitam atuar com protagonismo nos diferentes contextos e espaços, por isso textos diversos, clássicos e contemporâneos, fazem parte do currículo e do dia a dia do Colégio, nos diferentes componentes curriculares. Os clássicos, se bem selecionados e com intervenções eficientes em sala, permitem, mesmo que com uma linguagem distante da usada pelos estudantes, o trabalho com temas universais e a percepção da riqueza da linguagem com a qual esses temas são contados. Os contos de fada, os contos maravilhosos, as histórias de Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado transcendem o tempo e continuam encantando nossas crianças. Os contos de Machado de Assis, as crônicas de Clarice Lispector, os poemas de Drummond, os romances de Cecília Meireles retratam outros universos, tempos e espaços; eles nos transportam para uma realidade diferente da que nossos estudantes vivem, mas com muitos dos temas que vivenciam atualmente.
Toda essa progressão contribui para que os estudantes do Ensino Médio sejam capazes de ler, apreciar e compreender obras de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Fernando Pessoa, Mia Couto, Mário de Andrade, Eça de Queirós, entre tantos outros autores. Não ler apenas para o vestibular, mas ler por prazer, ler para conhecer, ler para se informar, ler para se transformar…
Ao ler livros que foram escritos em diferentes épocas, percebe-se uma rica variedade de estilos linguísticos, o que contribui para que o estudante crie sua própria voz e estilo de escrita. Ao ler livros contemporâneos, escritos mais recentemente, com uma linguagem mais próxima da realidade de nossos estudantes, as séries de livros, as trilogias amplia-se o repertório, a visão de mundo, a identificação com o que se está lendo. Ler sem preconceito, de tema, autor, gênero.
Repertoriar nossos estudantes para que num mundo em constante transformação, eles sejam leitores críticos e competentes, capazes de atuar na sociedade em que vivem, criando, inovando, se adaptando… sendo protagonistas!
Referências bibliográficas
ALMEIDA, Inajá Martins de. O ato de ler. Clique aqui para visitar o site.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo, Global, 2007.
Práticas de leitura em Língua Portuguesa: a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? Clique aqui para visitar o site.
Como trabalhar clássicos da literatura no fundamental. Clique aqui para visitar o site. Acesso em 30/4/2023.