CONEXÃO STOCCO 2.0: a importância da educação na primeira infância – Colégio Stocco

CONEXÃO STOCCO 2.0: a importância da educação na primeira infância

17/out/2022

Autoria:

Professora Daniela Dizeró
Coordenadora Marta Mergulhão (Inf 5 ao 2° ano)
Diretora Geral Jozi Stocco


No Colégio Stocco, estamos sempre empenhados em fortalecer nossa conexão com a comunidade stoqueira. E, como forma de aumentar essa proximidade, damos início ao Conexão Stocco 2.0. Um espaço em nosso blog para comunicação com estudantes, familiares e todos que acompanham o nosso colégio.

No Conexão Stocco 2.0, vamos trazer informações, novidades, curiosidades e opiniões sobre diversos temas relacionados à formação integral das crianças e jovens – nos aspectos cognitivos, físicos e socioemocionais.

E o tema do nosso primeiro texto é Primeira Infância.

Marta Mergulhão e Daniela Dizeró, coordenadora do Infantil 5 ao 2° ano e professora do 1° ano, respectivamente, falaram sobre os processos que acontecem no desenvolvimento infantil, a importância do tempo e dos estímulos nesse momento da vida e como todos esses processos acontecem no Colégio Stocco.

Boa leitura a todos.

O papel da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica.

É nessa fase que vinculamos o educar com o cuidar, que são processos indissociáveis para que as crianças conquistem e avancem em seu desenvolvimento, que não acontece de forma linear, mas de maneira gradativa e única, pois cada sujeito traz consigo uma carga genética, além de especificidades relacionadas à sua personalidade, por exemplo.

Nesse sentido, ao propormos situações de aprendizagem em nossa Escola, observamos, entre outros aspectos, as especificidades infantis, tais como as necessidades de organizar-se no tempo,  a curiosidade em querer saber o funcionamento das coisas, entre outras, estimulando-as para aprenderem a aprender e construírem conhecimentos.

Concebemos que o excesso ou a falta de estímulos pode interferir nesse processo. Desse modo, elaboramos propostas que contribuam para a educação integral, ou seja, nas quatro áreas do desenvolvimento: física,  cognitiva,  emocional e social.

Assim, é imprescindível que o currículo escolar contenha situações que possibilitem a ampliação do universo de habilidades e competências úteis para a vida, além dos muros escolares, assim como da apropriação dos conhecimentos universais.

Nessa direção, propiciamos situações em que o contato com livros,  com a natureza, a prática de esportes e de  pequenas responsabilidades, como vestir-se sozinha sob supervisão, nos primeiros anos da infância,  façam parte do cotidiano infantil.

É imprescindível destacar que a primeira infância é um momento muito relevante, pois é a base para o desenvolvimento do indivíduo. A curiosidade é inata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas e, à medida com que elas avançam em suas competências linguísticas, começam a se expressar de outras formas.

Isso é possível pela valorização e contribuição dos adultos que lidam com elas, a fim de que percebam a importância da elaboração de regras para o melhor convívio social, assim como internalizem essas regras, aprendam a compartilhar ideias e objetos, lidem com as frustrações, conquistem autonomia, autoconfiança, entre outros aspectos, e consigam ser protagonistas da sua história, o que é realidade em nosso contexto escolar e que frui com muito planejamento e pesquisa de nossa parte.

Ao adotarmos esse enfoque que valoriza as infâncias, o  espaço escolar também ganha destaque e, nele, as crianças mostram o que já sabem e conseguem elaborar novas aprendizagens e  aprendem por meio de desafios, em um ambiente atrativo e organizado. Além disso, ao serem desafiadas, adquirem novas maneiras de pensar, imaginar e construir conhecimento.

É imprescindível que os educadores tenham um olhar atento para as especificidades do sujeito infantil e organizem o espaço de maneira que contemple o jogo, o brincar e o despertar do imaginário dos infantes. É fundamental a criança ter um espaço povoado de objetos com os quais possa criar, imaginar, construir e, em especial, para brincar, o qual certamente não será o mesmo para as crianças maiores e menores.

Os benefícios adquiridos na primeira infância são para a vida inteira

A vida de todo e qualquer ser humano precisa passar por determinados caminhos e sensações para se fazer valer de forma completa.

Dentre as etapas necessárias, um dos principais é o processo de aprendizagem. Ele pode ser notado ainda nos primeiros anos da vida de uma pessoa.

De forma particular, a Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que ela aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana as capacidades cognitivas e motoras e os aspectos afetivos, sociais e físicos, mesmo que elas tenham pouca idade.

Isso significa assegurar os direitos de aprendizagem, conforme postulado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e buscar compreender a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro, bem-estar e os cuidados que  possibilitam que elas sejam respeitadas.

Os seis primeiros anos de vida são os mais importantes no crescimento e desenvolvimento delas. Por essa razão, é essencial que a família, os cuidadores, professores e todos que participam efetivamente da vida delas estejam conscientes de seus papéis.

É na primeira infância que o cérebro está a todo o vapor e na qual acontecem milhares de conexões simultaneamente, algo essencial na formação e expansão das estruturas cerebrais. O cérebro dos pequenos é moldado a partir das experiências e do ambiente em que vivem.

“Boas experiências iniciais promovem o bom desenvolvimento do cérebro da criança. Quanto mais o cérebro trabalha, maior sua capacidade de trabalhar. Quando a criança brinca, seu cérebro trabalha muito”, aponta a UNICEF.

Quais são as necessidades para conclusão da Educação Infantil?

O dia a dia na Educação Infantil é repleto de vivências que exploram o tempo e o espaço. Essas situações planejadas são reveladoras das concepções pedagógicas que o educador tem em relação à infância, bem como demonstram a proposta político-pedagógica da Escola. Significa, em uma perspectiva humanizada de educação, considerar a fundamentação teórica que embasa as práticas educativas e de ensino, os projetos, as culturas, os valores, os princípios e a  missão de potencializar pessoas e que dão identidade à nossa  instituição, colocando-a num patamar de qualidade e de reconhecimento pela comunidade paulista.

Outrossim, quanto mais esse espaço for desafiador e promover atividades conjuntas, ele permitirá que as crianças se descentrem da figura do adulto, constituindo-se, assim, como parte integrante da ação pedagógica e protagonistas de sua própria história.

Compreendemos que o ambiente “fala”, transmite-nos sensações, evoca recordações, passa-nos segurança ou inquietação, mas nunca nos deixa indiferentes (FORNEIRO, 1998). Para nós, é preciso construir outros tempos/espaços de reflexão entre os profissionais envolvidos com a educação e cuidado das crianças. Elas precisam de tempos e espaços para olhar, refletir, produzir conhecimento, planejar um cotidiano provocador da fantasia, da imaginação, da brincadeira, do movimento, da alegria, do aconchego, do colo, de experiências, de descobertas, da participação efetiva nas decisões e projetos.

Neste sentido, vale ressaltar que não basta um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que elas interajam com ele vivenciando propostas com intencionalidade pedagógica.

 Como os estímulos potencializam a evolução das crianças.

Para que as crianças cresçam de maneira completa, é preciso trabalhar diferentes aspectos durante a sua formação. Sabemos que o desenvolvimento infantil é complexo e abrange aspectos cognitivos, orgânicos, motores, emocionais e sociais. Ele é um processo contínuo e com etapas sequenciais, um conjunto de aprendizados que torna cada criança mais autônoma e independente.

Em conformidade com os nossos fundamentos, é preciso diferenciar o desenvolvimento do crescimento. O primeiro foca a aquisição de capacidade funcional por processos de maturação, diferenciação e integração de funções.

 Entre eles estão o fato da criança:

  • Passar por avanços e retrocessos naturais, em vez de ter uma evolução linear.
  • Enfrentar as diferentes etapas que integram o seu desenvolvimento.
  • Ser única e exigir respeito ao seu tempo e às suas necessidades.
  • Precisar de adequação nos estímulos, já que o excesso ou a falta levam a dificuldades futuras.
  • Ser um indivíduo com suas particularidades, o que significa que comparações são pouco adequadas.

Em outras palavras, todos os estímulos oferecidos às crianças são fundamentais para a construção do seu conhecimento. Ao serem estimuladas, elas sentem-se importantes no contexto no qual estão inseridas, mais seguras para buscar novos conhecimentos. O estímulo tem a função de desenvolver as potencialidades das crianças e é realizado por meio de experiências, que chamamos de brincadeiras, ou seja, momentos em que ocorrem a construção de conhecimento de forma lúdica.

Na primeira infância, o cérebro passa por grandes mudanças. Ele cresce, desenvolve-se e vivencia períodos sensíveis para as aprendizagens. Por essa razão, um ambiente com experiências significativas e recursos físicos adequados torna-se relevante. Mais do que isso, as crianças necessitam de um lugar intensificado pelo cuidado, pela responsabilidade e pelo afeto de um adulto comprometido.

As crianças necessitam também de uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desempenho, evitando o sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode ocasionar.

Elas precisam também de tempo para brincadeira, lazer e diversão, pois, em situações assim, ela tem possibilidades de criar, imaginar e expressar sentimentos e, consequentemente, produzir significados relacionados às suas experiências.

Como esses processos acontecem no Colégio Stocco.

No Colégio Stocco, as interações e brincadeiras, eixos norteadores na Educação Infantil, promovem o desenvolvimento integral das crianças de várias maneiras, ampliando experiências sensoriais e corporais a partir da aprendizagem de formas de expressão gestual, verbal, musical, aumentando a confiança por meio da participação em atividades coletivas, promoção da autonomia com relação ao cuidado pessoal, organização, saúde e bem-estar; e estimulando a curiosidade, a exploração, o encantamento e o questionamento do mundo natural e social.

Levamos em consideração suas necessidades, particularidades, suas limitações e seu ritmo para o pleno funcionamento do processo de ensino e aprendizagem. Para nós, a criança é um ser único, tem história, nome, sobrenome, por isso é preciso respeitar o seu tempo e suas necessidades.

A proposta pedagógica do Colégio Stocco tem como princípio assegurar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades que focam conhecimentos, pensamento científico, crítico e criativo, diversidade cultural, comunicação, cultura digital, argumentação, cooperação, empatia e cidadania global.

É preciso enfatizar que o nosso compromisso é com a educação, orientada por princípios éticos, assim como um olhar inovador para as questões centrais do processo educativo: o que aprender, como aprender e por que aprender.

Referências bibliográficas:

Nova Escola: www.novaescola.com.br

Instituto Neurosaber: www.institutoneurosaber.com.br

Revista do Seminário de Educação Rio Grande do Sul/Cruz Alta: http://www.exatasnaweb.com.br/revista/

Quantun: https://quantumeduc.com/blog/desenvolvimento-infantil/

Unicef: https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil

Blog Educação Infantil: https://educacaoinfantil.aix.com.br/transicao-da-educacao-infantil-para-o-ensino-fundamental

Educamundo: https://www.educamundo.com.br/blog/transicao-educacao-infantil-ensino-fundamental

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