Adaptação escolar na Educação Infantil – que processo é esse? – Colégio Stocco

Adaptação escolar na Educação Infantil – que processo é esse?

28/jan/2020

Início de ano escolar.

E lá vamos nós juntas nessa caminhada.

Família e Escola!

É isso que faz toda a diferença.

Para algumas, essa é a primeira vez que o (a) seu (sua) filho (a) estuda conosco. Para outras, um novo ano escolar, com pessoas ainda desconhecidas, novos coleguinhas e professores com os quais ele (ela) não convivia.

Isso gera expectativas…

Seja qual for o motivo, fazer com que esse momento seja o mais tranquilo possível exige de nós algumas atitudes para garantir que tudo transcorra bem.

A adaptação é de todos. Ela é um momento especial e varia de criança para criança. Por essa razão, é muito importante que cada família demonstre interesse pelas propostas realizadas, participe das reuniões, questione o que for preciso e, sobretudo, confie em sua intuição e no Stocco.

E como ter um bom ano escolar?

Como mais uma contribuição, resolvemos nesse texto compilar orientações com o intuito de colaborar para que 2020 comece bem e seja um ano de boas vivências, convivências e muito aprendizado. Afinal, nos planejamos para isso e fomos escolhidos como a escola de seus filhos.

  1. Converse com a direção, com a coordenação e com os professores para conhecer a rotina e ouvir as orientações sobre essa fase. Questione tudo o que quiser saber. Todas as perguntas são importantes.
  2. Exponha sobre as suas expectativas em relação ao trabalho que será desenvolvido.
  3. Evite que a criança falte à escola. Comparecer todos os dias contribuirá para a formação do hábito.
  4. Converse com ela diariamente sobre as vivências que ela terá e procure desenvolver o hábito de pontualmente comentar sobre algo que você gosta da escola que a família escolheu. Um espaço, uma atividade etc.
  5. Transmita segurança de que fez a melhor escolha sobre onde deseja que ela estude.
  6. Não ceda aos choros e à resistência. Insista para que permaneça na escola. Isso contribuirá para a formação do vínculo e para a aquisição de segurança por parte dela. Se possível, fique na instituição ou peça para um parente fazer isso. Nesse comecinho estamos estabelecendo vínculos e o apoio de alguém da família é muito importante.
  7. Quando se ausentar do espaço escolar, avise-a que sairá por um instante, mas que retornará. Sumir do campo visual dela só gerará insegurança.
  8. Evite demonstrar medo e preocupação e não chore na frente dela, pois poderá entender que há algo errado naquela situação. Você também está em adaptação. Que tal falar conosco sobre suas angústias em relação ao que está acontecendo?
  9. Esteja atenta às reações dela. Isso é de extrema importância. Se perceber que algo a incomoda ou incomoda você, compartilhe conosco.
  10. Confiança na relação família/escola é algo a ser construído diariamente. Portanto, paciência durante o processo de adaptação.
  11.  A familiaridade ao ambiente escolar acontece aos poucos. Por essa razão, a criança precisa perceber que há afinidade entre a família e a escola. Forneça para nós todas as dicas que contribuirão para que ela sinta que há proximidade nos gestos de quem faz a troca de fraldas e oferece a alimentação, por exemplo. Não conseguiremos reproduzir na íntegra, mas a partir do momento em que sabemos um pouco mais da sua criança, conduziremos essas situações de maneira a deixá-la confortável e confiante.

O Stocco é a escolha certa!

Cada criança tem o seu tempo de adaptação e junto com a família conseguiremos demonstrar o quanto nossa escola é a escolha certa para ela.

Aos poucos, ao longo de toda a educação básica, aqui ela terá: espaços de aprendizagem diferenciados, convivência intensa com a natureza, colocará a mãozinha e o pezinho na terra, na areia, na grama, fará plantios e colheitas, descobrirá que aprender e construir conhecimentos acontece de maneiras distintas, que respeitamos o meio ambiente, que somos uma escola sustentável e, portanto, atenta à preservação do meio, que as aulas são impulsionadas pela tecnologia, com o uso de ferramentas digitais, que os educadores respeitam o ritmo dela e que conhecimento e afetividade caminham juntos.

Professora Dra. Jozimeire Angélica Stocco de C. N. da Silva
Diretora-Geral das Unidades 1, 2 e 3, Diretora Pedagógica da Unidade 1, Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela PUC/SP, Mestra em Educação, Especialista em Educação Infantil.

Veja mais postagens

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×