Cuidados com a saúde mental em tempos de Coronavírus – COVID-19


Orientações saude mental Covid-19 colégio stocco Santo André

Preocupadas com a saúde mental das famílias e estudantes do Colégio Stocco, as Orientadoras Educacionais Lucienne Baroni e Marina Fernandes elaboraram um material com dicas de como seguir com a quarentena de maneira saudável. Confiram, também, a matéria realizada pelo Jornal Joca sobre “Como lidar com a ansiedade durante a quarentena?” com depoimentos de nossos estudantes (https://bit.ly/3eFBCzb).

Reorganização da Rotina Diária

Todos os dias, quando não estávamos em quarentena, tínhamos nossa rotina diária. Com horário para o trabalho/ estudo,  almoço, café, intervalos, atividades físicas etc.

Agora é hora de reorganizar a rotina para as necessidades atuais e dentro do que é possível.

É importante ter um horário para acordar, de preferência não tão tarde para que não se tenha a sensação de ter “perdido” toda a manhã,  arrumar a cama e tomar um café da manhã com tranquilidade.

Separar um tempo para praticar exercícios físicos e se alimentar de forma correta também é fundamental.

Outro ponto que ressalta a importância da organização da rotina é o ócio. Quando temos muito tempo livre, acabamos deixando as atividades que gostaríamos de fazer para depois, mas quando caímos em si, passaram-se dias e nada foi feito. Por isso, para a maior sensação de bem-estar e produtividade, é necessário que haja uma programação das atividades diárias.

Exercícios Físicos

Manter a atividade física é primordial neste momento de quarentena, pois tendemos a ficar mais preguiçosos, parados e sentados. 

No entanto, o comportamento sedentário pode trazer prejuízos para nossa saúde e qualidade de vida, bem como, ocasionar aumento de stress e sintomas de ansiedade e depressão.

Atividades físicas e técnicas de relaxamento são consideradas formas valiosas para acalmar e proteger sua saúde durante este tempo de isolamento.

A seguir, algumas sugestões para se exercitar, sem equipamento especial e com espaço limitado:

-Atividades simples durante o dia

Dançar, brincar com as crianças, animais de estimação e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem, são meios para manter-se ativo em casa.

-Aulas de exercícios online

Aproveite as aulas de exercícios online. Muitas delas são gratuitas e podem ser encontradas no Youtube ou em outros aplicativos que ajudam no treino. Seguem os nomes de alguns deles:

  • Nike Training Club.
  • Workout Trainer.
  • Pocket Yoga.
  • Jefit Pro.
  • Freelitics.

Levante-se

Reduza seu tempo sedentário, levantando-se sempre que possível; o ideal é interromper o tempo sentado ou reclinado a cada 30 minutos.

Alimentação Saudável

Foto de alimentos saudáveis para cuidados com a saúde

Para uma saúde ideal,  é importante lembrar de alimentar-se de forma saudável e manter-se hidratado. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda beber água ao invés de bebidas açucaradas. Garanta o consumo de frutas e vegetais e diminua a ingestão de sal, açúcar e gordura. Prefira grãos integrais ao invés de alimentos refinados.

Sono: o alicerce para uma vida saudável

O sono não serve somente para relaxar. É muito importante dormir oito horas diárias, pois durante este período, além de descansar, o corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina ajudando a:

  • Diminuir o stress.
  • Controlar o apetite.
  • Melhorar o humor.
  • Ativar a memória.
  • Estimular o raciocínio.
  • Rejuvenescer a pele.

Comunicação

O isolamento por conta da transmissão da Covid-19 deve ser físico, ou seja, não se pode sair para rua nem se encontrar presencialmente com os familiares e colegas de classe/ trabalho. No entanto, a distância física não deve impedir o contato com as pessoas de quem gostamos.

Em relação aos amigos, é interessante marcar sessões de bate-papo, seja por meio de lives no Google Meet, Zoom ou até mesmo Whats-App. É importante falar sobre o que vocês têm feito em sua rotina, pois a troca é sempre saudável. Jogos, com todos juntos, também é uma boa opção.

Os mais velhos precisam muito de atenção, cuidado e carinho, por isso, não deixe de ligar para os avós, eles se sentem solitários no dia a dia. Se necessário, ofereça ajuda com a tecnologia, como por exemplo, fazer uma ligação por vídeo e ver notícias pela internet.

Por último, e o mais importante, compartilhe o sentimento de vocês com outras pessoas de confiança. Pode ser marido, pai, mãe, avós, tio, tia, amigos, orientadora educacional, professores, psicóloga etc. O imprescindível é expressar os sentimentos e não se isolar socialmente.

Foto: chamada por vídeo para comunicação com a família

No Colégio Stocco, os estudantes podem contar com o apoio e acolhimento das Orientadoras Educacionais pelos e-mails: lucienne.baroni@stocco.com.br estudantes do 3º ao 5º ano marina.fernandes@stocco.com.br estudantes do 6º ao 9º ano.

Em casos de problemas psicológicos mais sérios causados pelo afastamento físico e social, procure ajuda especializada.

Segue cartilha para enfrentamento do stress em tempos de pandemia: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Cartilha-Psicovida.pdf

Produtividade

Sentir-se produtivo faz bem, proporciona um sentimento de bem-estar e utilidade. Por isso, a primeira dica importante é ajudar nas tarefas de casa: arrumar a cama, quarto, ajudar a colocar a mesa, tirar o lixo do seu banheiro são tarefas fáceis, importantes e produtivas.

Criar algo diferente na rotina como: cozinhar, desenhar, escrever, fazer artesanato, ou qualquer tipo de criação que tenha um produto final, também dá a sensação boa de “missão cumprida”. Ler livros, contos e revistas também é interessante para a imaginação, ampliação do repertório linguístico e conhecer novas culturas.

No entanto, para que isso seja realmente possível é importante planejar a rotina.

Informação em tempos de crise

Estar informado em tempos de crise  é fundamental. Contudo, é importante cuidar da qualidade e do volume das informações que se consome.

Não é necessário deixar a televisão ligada no canal de notícias que se repetem, quase sempre negativas, causando sentimentos ruins em quem assiste. É importante se atualizar das notícias diariamente, mas em um curto período de tempo você consegue fazer isso, lendo um jornal ou assistindo a um jornal específico.

O Colégio Stocco tem parceria com o Jornal Joca, que disponibiliza notícias com linguagem acessível à crianças e adolescentes.

Outro aspecto que merece atenção é a fonte das informações. É necessário ter cuidado ao acreditar em mensagens recebidas por WhatsApp. Verifique sempre a fonte, antes de acreditar ou repassar uma informação.

Respirar e tomar sol

Exercícios de respiração são mundialmente conhecidos para controlar sentimentos ruins como ansiedade e medo, criar uma rotina na qual haja tempo para trabalhar a respiração por meio de técnicas específicas, que podem ser encontradas em canais de Meditação, Yoga, MindFullness trará benefícios para a saúde mental em vários momentos da vida.

Tomar sol é um bem necessário para ativar a vitamina D no organismo. É preciso de 15 a 20 minutos de sol em qualquer parte do corpo para a vitamina atuar em nosso organismo, ajudando a fortalecer a imunidade. Jamais tome suplemento vitamínico sem consultar um médico.

Dessa forma, o ideal é que  trabalhe a respiração e tome sol.  15 minutos por dia pode mudar a sua vida, proporcionando aumento da imunidade e sentimentos positivos de bem-estar, tranquilidade e confiança. 

Referências

https://jornal.usp.br/ciencias/como-reorganizar-a-rotina-pode-ajudar-sua-saude-psiquica-na-quarentena/

http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-

http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/novel-coronavirus-2019-ncov-technical-guidance/stay-physically-active-during-self-quarantine

https://oglobo.globo.com/sociedade/quarentena-virtual-formas-criativas-de-manter-rotina-mesmo-distancia-em-tempos-de-coronavirus-1-24311640

https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Cartilha-Psicovida.pdf

https://saude.abril.com.br/medicina/vitamina-d-para-evitar-o-novo-coronavirus-faz-sentido/