Cuidados com a saúde mental em tempos de Coranavírus – COVID-19


Orientações saude mental Covid-19 colégio stocco Santo André

Preocupadas com a saúde mental das famílias e estudantes do Colégio Stocco, as Orientadoras Educacionais Lucienne Baroni e Marina Fernandes elaboraram um material com dicas de como seguir com a quarentena de maneira saudável. Confiram, também, a matéria realizada pelo Jornal Joca sobre “Como lidar com a ansiedade durante a quarentena?” com depoimentos de nossos estudantes (https://bit.ly/3eFBCzb).

Reorganização da Rotina Diária

Foto de agenda para demonstrar uma forme de organização das rotinas diárias

Todos os dias, quando não estávamos em quarentena, tínhamos nossa rotina diária. Com horário para o trabalho/ estudo,  almoço, café, intervalos, atividades físicas etc.

Agora é hora de reorganizar a rotina para as necessidades atuais e dentro do que é possível.

É importante ter um horário para acordar, de preferência não tão tarde para que não se tenha a sensação de ter “perdido” toda a manhã,  arrumar a cama e tomar um café da manhã com tranquilidade.

Separar um tempo para praticar exercícios físicos e se alimentar de forma correta também é fundamental.

Outro ponto que ressalta a importância da organização da rotina é o ócio. Quando temos muito tempo livre, acabamos deixando as atividades que gostaríamos de fazer para depois, mas quando caímos em si, passaram-se dias e nada foi feito. Por isso, para a maior sensação de bem-estar e produtividade, é necessário que haja uma programação das atividades diárias.

Exercícios Físicos

Manter a atividade física é primordial neste momento de quarentena, pois tendemos a ficar mais preguiçosos, parados e sentados. 

No entanto, o comportamento sedentário pode trazer prejuízos para nossa saúde e qualidade de vida, bem como, ocasionar aumento de stress e sintomas de ansiedade e depressão.

Atividades físicas e técnicas de relaxamento são consideradas formas valiosas para acalmar e proteger sua saúde durante este tempo de isolamento.

A seguir, algumas sugestões para se exercitar, sem equipamento especial e com espaço limitado:

-Atividades simples durante o dia

Dançar, brincar com as crianças, animais de estimação e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem, são meios para manter-se ativo em casa.

-Aulas de exercícios online

Aproveite as aulas de exercícios online. Muitas delas são gratuitas e podem ser encontradas no Youtube ou em outros aplicativos que ajudam no treino. Seguem os nomes de alguns deles:

  • Nike Training Club.
  • Workout Trainer.
  • Pocket Yoga.
  • Jefit Pro.
  • Freelitics.

Levante-se

Reduza seu tempo sedentário, levantando-se sempre que possível; o ideal é interromper o tempo sentado ou reclinado a cada 30 minutos.

Alimentação Saudável

Foto de alimentos saudáveis para cuidados com a saúde

Para uma saúde ideal,  é importante lembrar de alimentar-se de forma saudável e manter-se hidratado. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda beber água ao invés de bebidas açucaradas. Garanta o consumo de frutas e vegetais e diminua a ingestão de sal, açúcar e gordura. Prefira grãos integrais ao invés de alimentos refinados.

Sono: o alicerce para uma vida saudável

O sono não serve somente para relaxar. É muito importante dormir oito horas diárias, pois durante este período, além de descansar, o corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina ajudando a:

  • Diminuir o stress.
  • Controlar o apetite.
  • Melhorar o humor.
  • Ativar a memória.
  • Estimular o raciocínio.
  • Rejuvenescer a pele.

Comunicação

O isolamento por conta da transmissão da Covid-19 deve ser físico, ou seja, não se pode sair para rua nem se encontrar presencialmente com os familiares e colegas de classe/ trabalho. No entanto, a distância física não deve impedir o contato com as pessoas de quem gostamos.

Em relação aos amigos, é interessante marcar sessões de bate-papo, seja por meio de lives no Google Meet, Zoom ou até mesmo Whats-App. É importante falar sobre o que vocês têm feito em sua rotina, pois a troca é sempre saudável. Jogos, com todos juntos, também é uma boa opção.

Os mais velhos precisam muito de atenção, cuidado e carinho, por isso, não deixe de ligar para os avós, eles se sentem solitários no dia a dia. Se necessário, ofereça ajuda com a tecnologia, como por exemplo, fazer uma ligação por vídeo e ver notícias pela internet.

Por último, e o mais importante, compartilhe o sentimento de vocês com outras pessoas de confiança. Pode ser marido, pai, mãe, avós, tio, tia, amigos, orientadora educacional, professores, psicóloga etc. O imprescindível é expressar os sentimentos e não se isolar socialmente.

Foto: chamada por vídeo para comunicação com a família

No Colégio Stocco, os estudantes podem contar com o apoio e acolhimento das Orientadoras Educacionais pelos e-mails: lucienne.baroni@stocco.com.br estudantes do 3º ao 5º ano marina.fernandes@stocco.com.br estudantes do 6º ao 9º ano.

Em casos de problemas psicológicos mais sérios causados pelo afastamento físico e social, procure ajuda especializada.

Segue cartilha para enfrentamento do stress em tempos de pandemia: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Cartilha-Psicovida.pdf

Produtividade

Sentir-se produtivo faz bem, proporciona um sentimento de bem-estar e utilidade. Por isso, a primeira dica importante é ajudar nas tarefas de casa: arrumar a cama, quarto, ajudar a colocar a mesa, tirar o lixo do seu banheiro são tarefas fáceis, importantes e produtivas.

Criar algo diferente na rotina como: cozinhar, desenhar, escrever, fazer artesanato, ou qualquer tipo de criação que tenha um produto final, também dá a sensação boa de “missão cumprida”. Ler livros, contos e revistas também é interessante para a imaginação, ampliação do repertório linguístico e conhecer novas culturas.

No entanto, para que isso seja realmente possível é importante planejar a rotina.

Informação em tempos de crise

Estar informado em tempos de crise  é fundamental. Contudo, é importante cuidar da qualidade e do volume das informações que se consome.

Não é necessário deixar a televisão ligada no canal de notícias que se repetem, quase sempre negativas, causando sentimentos ruins em quem assiste. É importante se atualizar das notícias diariamente, mas em um curto período de tempo você consegue fazer isso, lendo um jornal ou assistindo a um jornal específico.

O Colégio Stocco tem parceria com o Jornal Joca, que disponibiliza notícias com linguagem acessível à crianças e adolescentes.

Outro aspecto que merece atenção é a fonte das informações. É necessário ter cuidado ao acreditar em mensagens recebidas por WhatsApp. Verifique sempre a fonte, antes de acreditar ou repassar uma informação.

Respirar e tomar sol

Exercícios de respiração são mundialmente conhecidos para controlar sentimentos ruins como ansiedade e medo, criar uma rotina na qual haja tempo para trabalhar a respiração por meio de técnicas específicas, que podem ser encontradas em canais de Meditação, Yoga, MindFullness trará benefícios para a saúde mental em vários momentos da vida.

Tomar sol é um bem necessário para ativar a vitamina D no organismo. É preciso de 15 a 20 minutos de sol em qualquer parte do corpo para a vitamina atuar em nosso organismo, ajudando a fortalecer a imunidade. Jamais tome suplemento vitamínico sem consultar um médico.

Dessa forma, o ideal é que  trabalhe a respiração e tome sol.  15 minutos por dia pode mudar a sua vida, proporcionando aumento da imunidade e sentimentos positivos de bem-estar, tranquilidade e confiança. 

Referências

https://jornal.usp.br/ciencias/como-reorganizar-a-rotina-pode-ajudar-sua-saude-psiquica-na-quarentena/

http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-

http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/novel-coronavirus-2019-ncov-technical-guidance/stay-physically-active-during-self-quarantine

https://oglobo.globo.com/sociedade/quarentena-virtual-formas-criativas-de-manter-rotina-mesmo-distancia-em-tempos-de-coronavirus-1-24311640

https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Cartilha-Psicovida.pdf

https://saude.abril.com.br/medicina/vitamina-d-para-evitar-o-novo-coronavirus-faz-sentido/