Estimular a Arte na educação: qual a importância?



Mas afinal, o que é Arte?

A arte é uma forma poética e sensível de expressar as emoções. Além de colaborar na formação do indivíduo, o torna crítico e reflexivo. Possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiadoras para o apreciador e, algumas vezes, ao olhar a composição, consagra-se uma reflexão sobre o significado da arte.

Contudo, a arte está ligada também aos fatores históricos e sociais, dialogando ativamente com nossa sociedade e acompanhando a evolução do homem, criando os estilos de época.

A Arte na educação e no currículo escolar do Colégio Stocco

Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, a Arte sofreu riscos de ser excluída do currículo escolar, fator que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Independente do fato, desde sua fundação, o Stocco sempre valorizou a disciplina assim como seus profissionais altamente qualificados.

Muitas vezes, o primeiro contato com as artes é na escola. No Colégio Stocco, o estímulo para esse estudo sempre foi um dos pontos primordiais para que os estudantes sejam protagonistas no processo de artístico, estimulado pelos educadores a terem a liberdade de expressão de maneira plena em dança, música, teatro e artes visuais.

A forma de ver ou fazer arte revela a compreensão que temos do mundo. O Colégio Stocco valoriza a diversidade de saberes e vivências culturais estimulando a liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade alinhadas à cidadania.