No Colégio Stocco, não se promove o esporte como uma forma de desenvolver ou treinar atletas, mas de possibilitar o desenvolvimento integral do estudante nos aspectos motor, cognitivo e social, facilitando a compreensão dos sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência e respeito ao próximo, além de outras particularidades que o esporte pode proporcionar.
Entendemos que a prática esportiva estimula o desenvolvimento das qualidades físicas, habilidades motoras e cognitivas dos estudantes, bem como a formação do caráter e da personalidade, tão importantes na constituição de um cidadão íntegro, conhecedor de seus direitos e deveres para com a sociedade, e por isso temos essa formação como missão.
Objetivos
• Conhecer e utilizar o corpo em movimento no tempo e no espaço de forma harmoniosa e eficiente. • Dominar as habilidades motoras específicas de cada modalidade. • Ampliar o repertório motor na combinação de movimentos e habilidades. • Repudiar a violência, evidenciando o respeito mútuo, a ética, a dignidade e a solidariedade. • Demonstrar autonomia na legislação das regras dos jogos. • Entender a diversidade cultural e conviver com ela na organização e na execução das práticas corporais. • Compreender a importância da atividade física e do esporte para a saúde, relacionando-os com os diversos contextos socioculturais. • Adquirir habilidades esportivas, reconhecendo a importância do gesto motor e despertando o prazer pelo esporte. • Valorizar e respeitar suas sensações, emoções, limites, integridade física e moral pessoal e coletiva. • Reconhecer a pluralidade cultural e valorizar atitudes não discriminatórias quanto a habilidades e capacidades, sexo, raça, etc. • Ter predisposição para cooperar com o colega ou grupo e participar de jogos esportivos e recreativos. • Possibilitar ao estudante tornar-se um praticante autônomo e regular de modalidades esportivas. • Promover a participação dos estudantes em jogos amistosos, competições, campeonatos internos e externos.
Treinamentos
Com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes, são oferecidos treinamentos gratuitos por meio de aulas específicas das modalidades de que eles desejam participar. Elas são ministradas pela equipe pedagógica de Educação Física. Caso o número de interessados ultrapasse o limite de vagas, será proposto ao estudante que ele tome parte em treinos de outra modalidade de seu interesse. Todos têm o direito de frequentar treinamentos de até duas modalidades, uma coletiva e outra individual. As aulas têm início em maio e término em outubro.
Competições
Atualmente, o Colégio Stocco participa de campeonatos externos como os Jogos Escolares, o Circuito Escolar e os Torneios Esportivos. Organizamos jogos amistosos entre os colégios da região do ABC para dar amadurecimento e autoconfiança aos estudantes. Essas competições possibilitam o convívio em grupo; nelas, os jovens traçam metas enquanto são estimulados a participar das atividades, independentemente do nível de suas habilidades motoras. Em todos os eventos, eles são acompanhados pela equipe pedagógica do colégio.
CULTURA
Mostras e exposições
Todos os anos, elaboramos para as férias uma agenda com exercícios culturais de diversas linguagens artísticas. São promovidas visitas a espaços como a Casa do Olhar, em Santo André, em que se valorizam artistas locais. Um deles é o pintor andreense Luiz Sacilotto, cujo filho já esteve em nosso colégio para uma palestra sobre a importância da arte para a cidade. Visitam-se ainda importantes museus de São Paulo, como o Lasar Segall, e exposições internacionais no Centro Cultural Fiesp. O Sesc também tem sido nosso parceiro em diversas oportunidades, e as crianças já puderam ir a uma mostra com curadoria de Carlos Lotto, que foi estudante da turma formada pelo Colégio Stocco em 1974. Ele é escritor, ilustrador, diretor teatral e tradutor e intérprete de inglês, francês e alemão. Estudou Jornalismo, Administração e Dramaturgia, com especialização em Arte-Educação pela USP e Unicamp e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina do ABC.
OFICINAS
Oferecidas aos estudantes a partir do Infantil 4, as oficinas culturais, esportivas e artísticas têm o propósito maior de estimulá-los a participar de propostas inovadoras, preparando-os para a vida em sociedade e, ao mesmo tempo, fazendo-os desenvolver suas aptidões individuais.
Nas oficinas, propomos diversas vivências que não só contribuem para a promoção da saúde, mas também incentivam a reflexão crítica do estudante, por meio da utilização do movimento de seu corpo como forma de representação de seu contexto social.
O colégio concebe o esporte como um fenômeno sociocultural e inclusivo, evitando a competitividade exacerbada.
Objetivos
• Proporcionar a prática esportiva, cultural e artística a todos os estudantes. • Diversificar as atividades com propósito formativo, respeitando-se as capacidades e habilidades por faixa etária. • Criar oportunidades de aprendizagem e experiências da cultura do movimento e de práticas culturais e artísticas. • Promover ações para o desenvolvimento pessoal, cultural e esportivo dos estudantes, sem se restringir apenas à busca de resultados (performance). • Favorecer e estimular a posição crítica do estudante perante o fenômeno esportivo e cultural.
O estudante pode escolher uma dentre as seguintes oficinas sem custo extra: Circo, Xadrez, Capoeira ou Natação. Fora a escolhida e bonificada, as oficinas têm custo extra, não incluso na mensalidade.
Teatro
(EI, Fund, EM)
Por meio de jogos teatrais, o estudante terá a oportunidade de motivar, exercitar e observar a si mesmo, ao mesmo tempo em que interage com o outro. As aulas possibilitam equilíbrio, ritmo, domínio do próprio corpo, espontaneidade, imaginação, concentração, segurança, raciocínio, criatividade e sociabilidade. Todos juntos geram um maior grau de confiança nos relacionamentos interpessoais. Sendo assim, o teatro confirma sua utilidade como ferramenta na construção do indivíduo, do cidadão justo e feliz.
Circo
(Fund, EM)
A proposta dessa oficina é fornecer a base necessária para as principais técnicas de algumas modalidades circenses de forma progressiva e adequada a cada faixa etária e de desenvolvimento motor, tais como: base e aprimoramento de acrobacias corporais (rolamentos, posições invertidas, habilidades de equilíbrio), pirâmides humanas, trampolim acrobático (cama-elástica), malabares e perna de pau. Além disso, reconhecendo valores da atividade circense dentro do ambiente escolar, os objetivos são o resgate histórico e a contextualização da modalidade, para que o estudante possa praticar atividades circenses com segurança, sem medo e com alegria.
Handebol
(Fund, EM)
É um esporte que teve origem no futebol, portanto traz a ideia de um futebol jogado com as mãos. É uma disputa entre duas equipes que têm por objetivo fazer o maior número de gols e impedir que o adversário os faça; para tanto são usados gestos técnicos específicos. O jogo de handebol é dinâmico, e é preciso muita resistência, velocidade, agilidade, força e raciocínio rápido para conseguir aplicar as várias possibilidades táticas, tanto individuais quanto coletivas, que muito favorecem o êxito nessa modalidade.
Modalidades Alternativas
(Fund, EM)
Pretende promover a vivência de modalidades esportivas diversificadas não comumente praticadas pelos estudantes em ambiente escolar ou até mesmo não escolar, tais como trampolim acrobático, badminton, beisebol, rugby, ginástica acrobática, escalada e rope skipping, entre outras.
Natação
(EI, Fund, EM)
Dentro da grade das modalidades esportivas, os estudantes terão horários disponíveis para natação, que será realizada na piscina do Stoquinho (Unidade 1).
Capoeira
(EI, Fund, EM)
Considerada e registrada atualmente como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a capoeira é uma expressão da cultura afro-brasileira e, em sua proposta escolar, busca promover o desenvolvimento de habilidades motoras específicas dessa arte/luta, capacidades físicas, aspectos sociais e afetivos, tais como: valores, saberes e o respeito mútuo inerente ao jogo. Com essa atividade, busca-se ampliar a sensibilidade do estudante para a música e os ritmos em geral, por meio do canto e de instrumentos típicos, assim como desenvolver o controle do próprio corpo e de seu movimento, por meio de golpes da capoeira e de jogos.
Patchwork e Cartonagem
(Fund, EM)
As aulas têm como objetivo proporcionar uma experiência com misturas de tecidos, texturas e cores juntamente com a máquina de costura, linhas, agulhas, cola e papel, resultando em lindas obras de arte. Nessas aulas, a criança tem oportunidade de resolver uma etapa por vez e, aos poucos, a construção do projeto é realizada; de forma lúdica, ela aprende a lidar com os problemas do dia a dia, o que facilita sua interação com o mundo e lhe possibilita a liberdade de criar.
Marcenaria
(Fund, EM)
Desenvolver habilidades e competências quanto ao uso e reconhecimento dos diferentes tipos de madeira. Aprender técnicas de cortes retos, angulares, estruturação, amarração entre vigas e colunas, assim como aplicar conceitos matemáticos ao cálculo de massa, volume e densidade da madeira.
Modalidades de Quadra
(Fund, EM)
Os estudantes vivenciarão as modalidades voleibol, basquetebol e handebol de forma adaptada, buscando a combinação das habilidades motoras específicas que as fundamentam.
Xadrez
(Fund, EM)
Possui como proposta incentivar o estudante a praticar a modalidade, mostrando que o jogo não é difícil. O xadrez traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento global do estudante, não só no aspecto cognitivo, mas também no pensamento abstrato, no raciocínio lógico e criativo, que são importantes tanto para o rendimento escolar como para a prática. A iniciação ao xadrez é realizada de forma lúdica, com pequenos jogos, brincadeiras, histórias e também jogos motores. Mesmo sendo uma modalidade individual, por meio dessas atividades, o xadrez escolar também privilegia o espírito esportivo, o trabalho em equipe, a solidariedade e a responsabilidade.
.
Dança e Ritmos Dançantes
(EI, Fund, EM)
A dança é uma expressão artística e uma das manifestações mais naturais do ser humano. Essa oficina baseia-se na execução de movimentos do corpo sob o ritmo de diferentes gêneros musicais, permitindo ao estudante a expressão de seus sentimentos e emoções com criatividade. O objetivo é desenvolver, de forma prazerosa, competências motoras criativas e ritmadas, considerando a herança cultural de cada um.
Pintura em Tela
(Fund, EM)
Esse curso visa apresentar aos estudantes o mundo maravilhoso e apaixonante das Artes Visuais. Com inspiração em trabalhos elaborados por grandes artistas ou na imaginação dos próprios estudantes, são criados trabalhos que surpreendem quem os observa. A partir dessas aulas, eles passam a ver a natureza e os objetos por um novo ângulo, enxergando a beleza, a estética e os detalhes do mundo que os cerca.
Judô
(EI, Fund, EM)
O judô é a única modalidade de arte marcial criada com a intencionalidade primordial de educar. Foi eleito pela Unesco o melhor esporte a ser praticado, pois promove a amizade, a cortesia, a disciplina e o desenvolvimento global do indivíduo. Essa modalidade esportiva é usada como ferramenta educativa para a formação do caráter de cidadãos críticos, cujo intuito é melhorar e transformar o meio de convívio, por meio do desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo. As aulas apresentam características comportamentais consideradas positivas para a vivência social.
Tênis
(EI, Fund, EM)
Além dos benefícios que promove (raciocínio, desenvolvimento motor, melhor noção espacial e ludicidade na iniciação), o tênis abre portas também para o convívio social e profissional, além de ajudar no desenvolvimento individual, já que, na maioria das vezes, é jogado com um jogador contra outro.
Tecnologia da Informação
(Fund, EM)
Desenvolver visão e raciocínio estratégico para a definição dos princípios básicos de uso e gestão de ferramentas tecnológicas, de modo a proporcionar aos estudantes condições para conduzirem projetos e liderarem equipes. Além do uso de sensores, motores e blocos inteligentes associados à robótica e à programação, os estudantes desenvolverão atividades “mão na massa” com uso de diversos materiais. Tudo isso com o objetivo de estimular a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e o raciocínio lógico.
Futsal
(EI, Fund, EM)
O futsal é um esporte competitivo e divertido, sendo o mais jogado no mundo. Ele é citado como “o belo jogo”, devido aos seus incríveis níveis de habilidade técnica, jogo de equipe e contribuição individual. Os estudantes aprendem a importância do ganhar, do perder e do trabalho em equipe, bem como a ser solidários. Resistência e velocidade são características importantes dessa modalidade.
Basquete
(Fund, EM)
É um jogo de equipe que requer atenção e muita movimentação. Jogando basquete, além de estimularem a convivência e o relacionamento interpessoal, os estudantes desfrutarão momentos de prazer. As aulas têm o objetivo de despertar o interesse pelo basquete nos aspectos lúdico e competitivo.
Ginástica Artística
(EI, Fund, EM)
Nessa modalidade, os estudantes são estimulados a conhecer o próprio corpo, percebendo seus limites em movimentos que vão dos mais simples aos mais complexos, e a aumentar ainda mais seu repertório motor, com saltos, equilíbrio e locomoções diversas que serão fundamentais para seu desenvolvimento e para a aprendizagem da ginástica.
Mesa-Tenistas do Futuro
(Fund, EM)
O Instituto Hugo Hoyama coordenará, dentro do colégio, uma formação especial para os apreciadores de tênis de mesa. O próprio Hugo Hoyama ministrará regularmente palestras e clínicas aos estudantes. As aulas serão ministradas por professores do instituto.
Vôlei
(Fund, EM)
Foi criado com o objetivo de trazer para as pessoas um esporte que evitasse contato físico e, com isso, lesões. O vôlei é considerado o esporte mais educativo entre todos, pois desenvolve o trabalho em equipe, já que todos são obrigados a se revezar nos posicionamentos em quadra.
Movimento Criativo
(EI, Fund, EM)
Pretende promover a vivência de atividades lúdicas, espontâneas e criativas cujo objetivo é estimular o movimento do estudante, por meio da criação de um ambiente desafiador e estimulante.
EVENTOS
Festa Junina
A festa junina é um dos eventos mais esperados pelas famílias e estudantes do colégio, pois agrega cultura, diversão, tradição e confraternização. Nos últimos anos, temos realizado um fim de semana inteiro de arraial na chácara do Stoquinho. Os estudantes ensaiam diversas danças temáticas que dão vida e alegria ao ambiente. Não faltam brincadeiras tradicionais, como pescaria, bingo, roleta, ovo na colher e pula-saco. Os formandos e suas famílias organizam as barracas de churrasco, correio elegante e cadeia, bem como o casamento caipira. A alegria é contagiante, e a todas as idades é garantido um grande divertimento.
Robotocco
O Campeonato Bienal de Robótica Robotocco tem como principais objetivos reconhecer a robótica como instrumento de modificação, desenvolvendo as habilidades e as competências necessárias; promover a interação entre os membros das equipes; incentivar a criatividade na busca de soluções inovadoras para a resolução de problemas e promover a interação entre a família e a escola.
Fecstocco
A Fecstocco (Feira Cultural do Colégio Stocco) tem como principal objetivo a demonstração dos conteúdos apreendidos por meio de teatro, saraus, experiências em laboratório, entre outras maneiras. A feira é realizada bianualmente.
Stocconvivendo
O Stocconvivendo tem como principal meta a interação dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental (Unidade 2) com a rotina e espaços da Unidade 3 (Avenida Padre Anchieta, 146 – Bairro Anchieta), dando início à aproximação entre eles e seu futuro ambiente de aprendizagem. Os dias são agendados e planejados no decorrer do ano. A passagem do 2º para o 3º ano e principalmente a mudança de espaço físico são cuidadosamente organizadas pela equipe gestora, para que as crianças façam essa transição com muita naturalidade e apropriação.
Jotocco
O Jotocco é um torneio de jogos organizados internamente entre classes do mesmo segmento escolar. Realizado anualmente, tem como objetivos incentivar a prática esportiva por meio da competição e da cooperação e aproximar os estudantes de turmas escolares distintas.
Jogos Escolares
A prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, realiza anualmente os Jogos Escolares de Santo André. O evento é voltado para os estudantes das redes municipal, estadual e particular. São disputadas 12 modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, caratê, natação, queimada, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O Colégio Stocco tem uma participação muito significativa nesses jogos, superando todas as expectativas e objetivos esperados.
Mostra de Projetos
A Mostra de Projetos é organizada para apresentar às famílias as sequências didáticas dos trabalhos realizados pelos estudantes no decorrer do ano letivo nas diversas áreas do conhecimento, a fim de que possam apreciar as produções das crianças. As escolhas das atividades são feitas tendo-se em vista aprimorar e potencializar as aprendizagens, com foco nas ações dos estudantes para resolver problemas e transitar com autonomia na construção de conhecimentos.