PROJETO PEDAGÓGICO

Projetos especiais

O Stocco oferece projetos pedagógicos extras para complementar a formação dos estudantes.

Rotinas operacionais

Saiba os horários de cada período das três unidades do Colégio Stocco.

Currículo e metodologia

O projeto de ensino do Stocco coloca o aluno em contato com todas as áreas do conhecimento, de diferentes formas.

PROJETO PEDAGÓGICO

O Colégio Stocco sempre teve o estudante como centro de seu processo educacional. A escola optou por colocá-lo como sujeito ativo de sua proposta pedagógica, e não como objeto dela. As competências, habilidades e características individuais do estudante passam a ser levadas em conta em nossas ações formativas à medida que se revelam, fazendo com que ele alcance todo o desenvolvimento proposto. Assim, consideramos sua história e subjetividade e o reconhecemos como ser único, chamando-o por seu nome e sobrenome. Ele aprende em um grupo social harmonioso, sendo estimulado a desenvolver suas potencialidades por meio de uma educação socioemocional que o faz admitir a importância de si próprio e da alteridade na construção de uma sociedade equânime.

A Educação Infantil e o Ensino Fundamental transcorrem em um período de intenso desenvolvimento humano e profundas transformações para os estudantes. Durante essa fase, compreendemos e respeitamos suas características cognitivas, emocionais, físicas e psíquicas, para que os educadores as potencializem ao longo do processo.

O ingresso de estudantes no Colégio Stocco não se dá por processos seletivos, mas sim por mecanismos de diagnóstico que ajudam nossos professores a recebê-los adequadamente, de modo que os desafios propostos estejam de acordo com suas possibilidades.

Nossa equipe também está atenta ao comportamento de cada um dos estudantes no ambiente coletivo. Há regras adequadas a cada segmento, as quais são introjetadas por meio da objetividade lógica para que possam ser compreendidas e respeitadas. Havendo transgressões, elas serão analisadas atenciosamente, uma por uma. As sanções, sempre que possível, são, por reciprocidade, ações que educam e levam a pensar. As punições por expiação são evitadas, pois não fazem sentido para a criança nem para o jovem, porque levam à prática de cálculo de riscos para a próxima transgressão.

Os educadores estão atentos ao desenvolvimento e bem-estar de cada estudante no ambiente coletivo, reportando à equipe de orientação, sempre que necessário, qualquer desajuste notado, para que os encaminhamentos educacionais sejam feitos imediatamente, em relação direta com o estudante e sua família.

Gestores e professores continuamente aprimoram de forma dialética nosso projeto pedagógico por meio de estudo, atualização e pesquisa, marcas do corpo docente do Colégio Stocco. Os profissionais da escola se reúnem periodicamente com esse objetivo. Eles ainda participam de congressos, seminários e outros eventos relacionados à formação de educadores organizados internamente pela Direção-Geral, cuja responsável é doutora em Educação.

Esse esforço permite que currículo e material escolar sejam renovados constantemente de acordo com as exigências pedagógicas mais atuais. As equipes de educadores se organizam por segmento com o intuito de desenvolver diversas atividades formativas: seminários e estudos comuns, ajustes de critérios, procedimentos avaliativos, conselho de classe e estudos de casos. São também formulados projetos interdisciplinares e debatidos temas da atualidade; ocorrem trocas de repertório e análise de proposição de inovações para uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Concretizando verdadeiramente a ideia de que no Colégio Stocco o estudante é o centro do processo educativo, compreendemos que ele deve ser um indivíduo pensante e crítico dos conteúdos propostos, e não apenas recebê-los passivamente.

Dessa forma, o conhecimento é construído à medida que a maturidade e o desenvolvimento cognitivo do estudante acontecem. São trabalhados em nossa escola raciocínio, memória, senso crítico, inferência, sistematização, pensamento e linguagens, a fim de que o estudante possa exercer e fortalecer suas habilidades e competências.

Diante desse desafio, é fundamental que haja ambientes voltados para discussões e debates, direito e dever do indivíduo enquanto cidadão que respeita o bem comum e a ordem democrática e zela por ambos.

Sob a orientação da diretora-geral, professora doutora Jozimeire Angélica Stocco de Camargo Neves da Silva, a metodologia de trabalho é elaborada pela equipe multidisciplinar das três unidades e pelos gestores do colégio.

No Colégio Stocco, o estudante é levado a construir seu conhecimento a partir dos espaços que frequenta, dos materiais que utiliza, das aulas a que assiste, dos projetos que desenvolve e de que participa e dos trabalhos que realiza em grupo, o que lhe permite desenvolver uma visão de mundo ampla e diversificada. O resultado do ensino é apresentado em reuniões com as famílias ou ainda em exposições artísticas dentro da escola.

Nosso currículo se estrutura por projetos, sequências didáticas, atividades permanentes e pontuais, formando um repertório e um histórico escolar rico e consistente. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento. Já a memorização tem papel instrumental de apoio à aprendizagem, não se confundindo nunca com suas finalidades.

A matriz curricular é enriquecida pelo setor cultural e esportivo, que oferece atividades complementares diversificadas: oficinas culturais e artísticas, fóruns de debate, torneios e eventos de valorização do esporte, da arte e da cultura.