Colégio Stocco potencializa ensino com aulas de Robótica Educacional
10/jul/2018
A Robótica Educacional potencializando o ensino dos estudantes do Colégio Stocco
O mundo mudou, a maneira de aprender e de ensinar também sofreram mudanças. E é por tudo isso, que o Colégio Stocco tem um olhar especial para a educação tecnológica. Aprender de maneira diferente, por meio das tecnologias, essa é uma das principais funções dos estudantes do ensino fundamental durante as aulas e eventos de robótica. Não se trata de uma aula solta, de um curso extra que está presente só por estar. Desde os primeiros anos do ensino fundamental I, os estudantes realizam montagens desafiadoras. Nas montagens passo a passo trabalham conceitos tecnológicos de maneira mais específica.
Já nas montagens com temas, eles partem de uma situação problema, uma imagem ou até mesmo um conteúdo trabalhado em sala de aula, tais como meio ambiente, meios de transporte, raciocínio lógico entre outros, desafiando nossos estudantes a colocarem em prática o que já aprenderam, além de exercitarem o trabalho em equipe, aspectos cognitivos, sociais e emocionais.
A dinâmica dos estudantes do 5º e 6º ano nas aulas de robótica aplicada no Colégio Stocco
A partir do 5º ano, os estudantes começam a motorizar suas construções, sejam em montagens passo a passo, seja em montagens com temas que eles tenham desafios. A programação começa a partir do 6º ano. Começamos com a introdução do que é algoritmo e desafios com programação em blocos, como no site programae.org.br, no qual com jogos de trilhas eles aprendem de maneira lúdica a utilizar lógica de programação. Tudo isso para que sejam capazes de programarem seus robôs nos mais diferentes desafios. E não podemos deixar de mencionar a presença constante da matemática, seja nas construções, como também nas programações, pois eles sempre são desafiados a criar e desenvolver estratégias durante todo o processo.
Colégio Stocco participa de campeonatos internos e externos de robótica
Além de tudo isso, o Colégio Stocco tem um olhar diferenciado quando se trata de campeonatos. Participamos todos os anos da OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica, levando alunos do 6º ao 9º ano a trabalharem programações avançadas, trabalho em equipe e resoluções de problemas. E ainda falando em campeonatos, temos o nosso campeonato interno de robótica, o Robotocco. Sendo esse também um grande diferencial do nosso colégio. Tudo acontece com um tema específico apresentado através de diversos desafios. A partir daí, os estudantes devem criar seus robôs a fim de executar os desafios. Mais uma vez eles são estimulados a trabalhar em equipe, a realizar uma competição saudável e a exercitar a resolução de problemas.
Protagonismo é o que move a educação tecnológica do Colégio Stocco. Porque o que nós acreditamos é no estudante como protagonista no processo de aprendizagem.
Clique na imagem abaixo e confira o vídeo: