Colégio Stocco: uma escuta atenta que une de maneira afetiva a escola, os estudantes e as famílias
05/set/2019
No Colégio Stocco, que tem como compromisso formar pessoas para enfrentar os desafios do século XXI, desenvolvendo-as nos âmbitos intelectual, físico, social e afetivo, a Orientação Educacional realiza orientação personalizada do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Em um trabalho conjunto à direção e à coordenação pedagógica, essa profissional compõe a equipe gestora, sendo engajada na formação integral dos estudantes, com foco na relação entre educandos, famílias e docentes. A ação da Orientação Educacional está centrada no atendimento às crianças e adolescentes, fundamentalmente, e no auxílio aos responsáveis e professores, que atuam como parceiros à promoção de diversas habilidades e competências.
O contato da gestora com nossos Stoqueiros é frequente tanto em sala de aula quanto fora dela. O foco dessa interação é a formação da identidade deles, com o objetivo de torná-los cada vez mais responsáveis pelo próprio processo de aprendizagem e para que avancem na construção de atitudes para uma boa convivência em grupo.
Em relação aos pais, a sinergia torna-se um elo com a escola, mantendo comunicação constante, respeitando suas concepções e, oferecendo estratégias que favoreçam a evolução dos jovens e crianças, a fim de que compreendam os princípios subjacentes à tarefa educativa.
O principal objetivo desse trabalho é que nossos Stoqueiros reconheçam qual sentido atribuem ao estudo na dinâmica da sua própria aprendizagem. Aproximá-los da ideia de que o tempo e o espaço da aprendizagem não são somente o tempo e espaço da escola, promovendo reflexões a partir dos temas: planejamento, gestão do tempo, autoavaliação, tomada de decisão e organização.
A formação almejada para os meninos e as meninas requer uma postura humilde (que reconhece o desafio e sai em busca de instrumentos para vencê-lo), responsável (aquele que assume o papel de buscar o que se deseja conhecer), reflexiva (relaciona conhecimentos anteriores, analisa as informações, revisita o caminho percorrido etc.) e curiosa (que lança perguntas e que se inquieta).