O que são?
Oferecidas aos estudantes a partir do Infantil 4, as oficinas culturais, esportivas e artísticas têm o propósito maior de estimular os estudantes a participar de propostas inovadoras, preparando-os para a vida em sociedade e, ao mesmo tempo, fazendo-os desenvolver suas aptidões individuais.
Nas oficinas, propomos diversas vivências que valorizam o estudante como produtor de conhecimento, gerando a promoção da saúde, mas ao mesmo tempo estimulando a reflexão crítica por meio da utilização do movimento do seu corpo como forma de representação do seu contexto social.
O colégio concebe o esporte como um fenômeno sociocultural e inclusivo, evitando a competitividade exacerbada.
O estudante pode escolher uma dentre as seguintes oficinas sem custo extra: Circo, Xadrez, Capoeira ou Natação. Fora a escolhida e bonificada, as oficinas têm custo extra, não incluso na mensalidade.
Objetivos
• Proporcionar a prática esportiva, cultural e artística a todos os estudantes.
• Diversificar as atividades com propósito formativo, respeitando-se as capacidades e habilidades por faixa etária.
• Criar oportunidades de aprendizagem e experiências da cultura do movimento e de práticas culturais e artísticas.
• Promover ações para o desenvolvimento pessoal, cultural e esportivo dos estudantes, sem se restringir apenas à busca de resultados (performance).
• Favorecer e estimular a posição crítica do estudante perante o fenômeno esportivo e cultural.
Oficinas Esportivas
No Colégio Stocco, não se promove o esporte como uma forma de desenvolver ou treinar atletas, mas de possibilitar o desenvolvimento integral do estudante nos aspectos motor, cognitivo e social, facilitando a compreensão dos sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência e respeito ao próximo, além de outras particularidades que o esporte pode proporcionar.
Entendemos que a prática esportiva estimula o desenvolvimento das qualidades físicas, habilidades motoras e cognitivas dos estudantes, bem como a formação do caráter e da personalidade, tão importantes na constituição de um cidadão íntegro, conhecedor de seus direitos e deveres para com a sociedade, e por isso temos essa formação como missão.
Objetivos
• Conhecer e utilizar o corpo em movimento no tempo e no espaço de forma harmoniosa e eficiente.
• Dominar as habilidades motoras específicas de cada modalidade.
• Ampliar o repertório motor na combinação de movimentos e habilidades.
• Repudiar a violência, evidenciando o respeito mútuo, a ética, a dignidade e a solidariedade.
• Demonstrar autonomia na legislação das regras dos jogos.
• Entender a diversidade cultural e conviver com ela na organização e na execução das práticas corporais.
• Compreender a importância da atividade física e do esporte para a saúde, relacionando-os com os diversos contextos socioculturais.
• Adquirir habilidades esportivas, reconhecendo a importância do gesto motor e despertando o prazer pelo esporte.
• Valorizar e respeitar suas sensações, emoções, limites, integridade física e moral pessoal e coletiva.
• Reconhecer a pluralidade cultural e valorizar atitudes não discriminatórias quanto a habilidades e capacidades, sexo, raça, etc.
• Ter predisposição para cooperar com o colega ou grupo e participar de jogos esportivos e recreativos.
• Possibilitar ao estudante tornar-se um praticante autônomo e regular de modalidades esportivas.
• Promover a participação dos estudantes em jogos amistosos, competições, campeonatos internos e externos.
Teatro
Por meio de jogos teatrais, o estudante terá a oportunidade de motivar, exercitar e observar a si mesmo, ao mesmo tempo em que interage com o outro. As aulas possibilitam equilíbrio, ritmo, domínio do próprio corpo, espontaneidade, imaginação, concentração, segurança, raciocínio, criatividade e sociabilidade. Todos juntos geram um maior grau de confiança nos relacionamentos interpessoais. Sendo assim, o teatro confirma sua utilidade como ferramenta na construção do indivíduo, do cidadão justo e feliz.
Circo
A proposta dessa oficina é fornecer a base necessária para as principais técnicas de algumas modalidades circenses de forma progressiva e adequada a cada faixa etária e de desenvolvimento motor, tais como: base e aprimoramento de acrobacias corporais (rolamentos, posições invertidas, habilidades de equilíbrio), pirâmides humanas, trampolim acrobático (cama-elástica), malabares e perna de pau. Além disso, reconhecendo valores da atividade circense dentro do ambiente escolar, os objetivos são o resgate histórico e a contextualização da modalidade, para que o estudante possa praticar atividades circenses com segurança, sem medo e com alegria.
Handebol
É um esporte que teve origem no futebol, portanto traz a ideia de um futebol jogado com as mãos. É uma disputa entre duas equipes que têm por objetivo fazer o maior número de gols e impedir que o adversário os faça; para tanto são usados gestos técnicos específicos. O jogo de handebol é dinâmico, e é preciso muita resistência, velocidade, agilidade, força e raciocínio rápido para conseguir aplicar as várias possibilidades táticas, tanto individuais quanto coletivas, que muito favorecem o êxito nessa modalidade.
Modalidades Alternativas
Pretende promover a vivência de modalidades esportivas diversificadas não comumente praticadas pelos estudantes em ambiente escolar ou até mesmo não escolar, tais como trampolim acrobático, badminton, beisebol, rugby, ginástica acrobática, escalada e rope skipping, entre outras.
Natação
Dentro da grade das modalidades esportivas, os estudantes do Ensino Fundamental terão horários disponíveis para natação, que será realizada na piscina do Stoquinho (Unidade 1).
Capoeira
Considerada e registrada atualmente como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a capoeira é uma expressão da cultura afro-brasileira e, em sua proposta escolar, busca promover o desenvolvimento de habilidades motoras específicas dessa arte/luta, capacidades físicas, aspectos sociais e afetivos, tais como: valores, saberes e o respeito mútuo inerente ao jogo. Com essa atividade, busca-se ampliar a sensibilidade do estudante para a música e para os ritmos em geral, por meio do canto e instrumentos típicos, assim como desenvolver o controle do próprio corpo e de seu movimento, por meio de golpes da capoeira e de jogos.
Patchwork e Cartonagem
As aulas têm como objetivo proporcionar uma experiência com misturas de tecidos, texturas e cores juntamente com a máquina de costura, linhas, agulhas, cola e papel, resultando em lindas obras de arte. Nessas aulas, a criança tem oportunidade de resolver uma etapa por vez e, aos poucos, a construção do projeto é realizada; de forma lúdica, ela aprende a lidar com os problemas do dia a dia, o que facilita sua interação com o mundo e lhe possibilita a liberdade de criar.
Marcenaria
Desenvolver habilidades e competências quanto ao uso e reconhecimento dos diferentes tipos de madeira. Aprender técnicas de cortes retos, angulares, estruturação, amarração entre vigas e colunas, assim como aplicar conceitos matemáticos ao cálculo de massa, volume e densidade da madeira.
Modalidades de Quadra
Os estudantes vivenciarão as modalidades voleibol, basquetebol e handebol de forma adaptada, buscando a combinação das habilidades motoras específicas que as fundamentam.
Xadrez
Possui como proposta incentivar o estudante à prática da modalidade, mostrando que o jogo não é difícil. O xadrez traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento global do estudante, não só no aspecto cognitivo, mas também no pensamento abstrato, raciocínio lógico e criativo, que são importantes tanto para o rendimento escolar como para a prática. A iniciação ao xadrez é realizada de forma lúdica, com pequenos jogos, brincadeiras, histórias e também jogos motores. Mesmo sendo uma modalidade individual, por meio dessas atividades, o xadrez escolar também privilegia o espírito esportivo, o trabalho em equipe, a solidariedade e a responsabilidade.
.
Dança e Ritmos Dançantes
A dança é uma expressão artística e uma das manifestações mais naturais do ser humano. Essa oficina baseia-se na execução de movimentos do corpo sob o ritmo de diferentes gêneros musicais, permitindo ao estudante a expressão de seus sentimentos e emoções com criatividade. O objetivo é desenvolver, de forma prazerosa, competências motoras criativas e ritmadas, considerando a herança cultural de cada um.
Pintura em Tela
Esse curso visa apresentar aos estudantes o mundo maravilhoso e apaixonante das Artes Visuais. Com inspiração em trabalhos elaborados por grandes artistas ou na imaginação dos próprios estudantes, são criados trabalhos que surpreendem quem os observa. A partir dessas aulas, eles passam a ver a natureza e os objetos por um novo ângulo, enxergando a beleza, a estética e os detalhes do mundo que os cerca.
Judô
O judô é a única modalidade de arte marcial criada com a intencionalidade primordial de educar. Foi eleito pela Unesco o melhor esporte a ser praticado, pois promove a amizade, a cortesia, a disciplina e o desenvolvimento global do indivíduo. Essa modalidade esportiva é usada como ferramenta educativa para a formação do caráter de cidadãos críticos, cujo intuito é melhorar e transformar o meio de convívio, por meio do desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo. As aulas apresentam características comportamentais consideradas positivas para a vivência social.
Tênis
Além dos benefícios que esse esporte promove (raciocínio, desenvolvimento motor, melhor noção espacial e ludicidade na iniciação), o tênis abre portas também para o convívio social e profissional, além de ajudar no desenvolvimento individual, já que é jogado com um jogador contra outro, na maioria das vezes.
Tecnologia da Informação
Desenvolver visão e raciocínio estratégico para a definição dos princípios básicos de uso e gestão de ferramentas tecnológicas, de modo a proporcionar aos estudantes condições para conduzirem projetos e liderarem equipes. Além do uso de sensores, motores e blocos inteligentes associados à robótica e à programação, os estudantes desenvolverão atividades “mão na massa” com o uso de diversos materiais. Tudo isso com o objetivo de estimular a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e o raciocínio lógico.
Futsal
O futsal é um esporte competitivo e divertido, sendo o mais jogado no mundo. Ele é citado como “o belo jogo”, devido aos seus incríveis níveis de habilidade técnica, jogo de equipe e contribuição individual. Os estudantes aprendem a importância do ganhar, do perder e do trabalho em equipe, bem como a ser solidários. Resistência e velocidade são características importantes dessa modalidade.
Basquete
É um jogo de equipe que requer atenção e muita movimentação. Jogando basquete, além de estimularem a convivência e o relacionamento interpessoal, os estudantes desfrutarão momentos de prazer. As aulas têm o objetivo de despertar o interesse pelo basquete nos aspectos lúdico e competitivo.
Ginástica Artística
Nessa modalidade, os estudantes são estimulados a conhecer o próprio corpo, percebendo seus limites em movimentos que vão dos mais simples aos
mais complexos, e a aumentar ainda mais seu repertório motor, com saltos, equilíbrio e locomoções diversas que serão fundamentais para seu desenvolvimento e para a aprendizagem da ginástica.
Mesa-Tenistas do Futuro
O Instituto Hugo Hoyama coordenará, dentro do colégio, uma formação especial para os apreciadores de tênis de mesa. O próprio Hugo Hoyama ministrará, regularmente, palestras e clínicas aos estudantes. As aulas serão ministradas por professores do instituto.
Vôlei
Foi criado com o objetivo de trazer para as pessoas um esporte que evitasse contato físico e, com isso, lesões. O vôlei é considerado o esporte mais educativo entre todos, pois desenvolve o trabalho em equipe, já que todos são obrigados a se revezar nos posicionamentos na quadra.
Movimento Criativo
Pretende promover a vivência de atividades lúdicas, espontâneas e criativas cujo objetivo é estimular o movimento do estudante, por meio da criação de um ambiente desafiador e estimulante.