Um Corpo Docente qualificado e comprometido a sempre aprender mais.
21/nov/2022
Um provérbio nigeriano dito em yorùbá afirma: Àyàfi máa dìde láti kọ́, ẹnití ti jókó láti kẹ́kọ́ – o que pode ser traduzido livremente para “Só se levanta para ensinar aquele que se sentou para aprender”.
Sim, os professores do Colégio Stocco se propuseram a sentar e estudar.
Não há distinção entre o ato de aprender e ensinar. Estudar, aprender e ensinar é um conjunto que funciona de forma dinâmica.
Acreditamos que o indivíduo que se propõe a ensinar precisa se comprometer a aprender de forma contínua. E para aprender é necessário estudar.
É dever dos nossos docentes debruçar-se sobre as diversas áreas do conhecimento que ministram e fazer isso de forma ininterrupta. Eis a condição sine qua non (indispensável) para se tornar um professor Stoqueiro: sempre estudar.
Uma postura aberta ao conhecimento
Para fazer parte do corpo docente em nosso colégio, é necessário que o candidato tenha estudado muito e continue inserido, de alguma forma, ao meio acadêmico. A primeira condição para estar em sala de aula é a Licenciatura – que é o grau acadêmico normalmente obtido posteriormente ao Bacharelado.
Mesmo nos anos iniciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, do qual não se exige esse grau de formação, todos os professores possuem Licenciatura Plena.
Ainda se tratando da Graduação, quase metade dos nossos professores possuem mais de uma Licenciatura ou mais de uma habilitação profissional ou docente.
Como, por exemplo, além de Licenciatura em Matemática, Pedagogia ou Letras, possuem Licenciatura ou Habilitação em Administração, Medicina Veterinária, Arte, Didática, Sociologia, Tecnologia, Neurociência, entre outros.
Aperfeiçoamento alinhado com as tendências da educação
Avançando à pós-graduação lato sensu, 58% dos nossos professores possuem especialização ou aperfeiçoamento nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: Metodologias ativas, Neurociência, Gestão Escolar, Letramento, Meio Ambiente, Estudos Linguísticos, Avaliação por Rubricas, Cultura do Movimento e muito mais.
A gestão como fonte de inspiração aos educadores
Considerando a pós-graduação stricto senso, 60% dos professores do Ensino Médio são mestres ou doutores. Também temos o orgulho de dizer que o Conselho Executivo do Colégio Stocco, composto pela Diretora Executiva e pela Diretora Geral, é inspiração de estudo e pesquisa para todos os educadores do Colégio, pois são ambas doutoras e uma delas livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Compreendemos que todos podem aprender, mas, para que essa dinâmica funcione, os professores devem ser os primeiros a dar o exemplo, reforçando a ideia de que o conhecimento é evolutivo. Por conta disso, o estudo e a pesquisa precisam ser uma ação contínua da escola, envolvendo todos os nossos profissionais.
19 de outubro de 2022
Prof. Roberto Belmonte Júnior