A MUSICALIZAÇÃO NA VIDA ACADÊMICA DAS CRIANÇAS – Colégio Stocco

A MUSICALIZAÇÃO NA VIDA ACADÊMICA DAS CRIANÇAS

28/jun/2024

A arte é um poderoso instrumento na formação das crianças, desde a mais tenra idade, e por isso precisa ser trabalhada nas escolas, de maneira contextualizada e significativa, nas suas diferentes manifestações.

No Stocco, temos o compromisso de potencializar nossos estudantes nas diversas áreas do conhecimento. Uma delas é a linguagem, da qual a musicalização faz parte. Por essa razão, em nosso currículo, ela foi inserida para contribuir com o desenvolvimento da consciência rítmica, sensibilidade, imaginação, percepção corporal, coordenação motora, funções psicomotoras, tais como equilíbrio e consciência corporal, cadência da fala, articulação de fonemas, dicção, concentração, memorização, criatividade e integração social, entre outras. Para nós,  o contato com a música, com diferentes instrumentos e estilos musicais amplia o repertório de conhecimento social, a visão de si, do outro e do mundo, desde cedo, pois as crianças são expostas às expressões culturais.

A música está diretamente relacionada às emoções e desperta inúmeros sentimentos, conforme a letra, a melodia e os arranjos, que aos poucos são percebidos e vivenciados pelas crianças nas rotinas propostas. Importante refletir sobre a música no cotidiano da criança, sobre a presença e o porquê do som, do silêncio, e qual a importância na vida de cada um, especialmente na Educação Infantil.

Legenda: Aula de Música da Educação Infantil

A consciência musical na cultura da humanidade

A cultura humana é amplamente permeada pela presença da música. A música, ou os sons, são meios de comunicação universal que ultrapassam as barreiras linguísticas e culturais, fazendo com que povos encontrem conexão mesmo sem compartilhar das mesmas raízes linguísticas unindo indivíduos e grupos sociais. Além disso, sabemos que a linguagem musical tem sido interpretada de várias maneiras, em cada época e cultura, devido ao uso de diferentes instrumentos, em cada período da história. Para ilustrar esse aspecto, temos o ruído, que  já foi considerado um som não musical, existente apenas na música ocidental e acrescentado na música oriental do século XX como elemento de valor estético, juntamente a novos timbres. 

A consciência musical na cultura da humanidade também destaca a importância da educação musical. A musicalização, mais do que uma ferramenta educativa, é uma forma de estimular a disciplina, aguçar a criatividade e promover situações de cooperação entre indivíduos. A educação musical ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e emocionais, além de fomentar um apreço pela diversidade cultural. Desta forma, a musicalização, além de entretenimento, contribui de maneira subjetiva na formação humana e cultural, demonstrando que nossa relação com a música é intrinsecamente ligada à nossa identidade e evolução como sociedade.

Os sons no desenvolvimento humano

Por meio do recurso chamado hidrofone, um tipo de microfone muito pequeno, produzido para captar o som em meio aquoso (BURGIERMAN, 1998; LECANUET,1996), ao ser introduzido no útero materno, um ambiente sonoro inédito foi desvendado. Descobriu-se que o feto pode ouvir diversos sons provenientes do corpo da mãe, tais como: batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo nas veias, movimentos peristálticos, respiração, fluxo do cordão umbilical e, ainda, outros provenientes do ambiente externo, como as vozes da mãe e de outras pessoas, a marcha da mãe, os ruídos do ambiente em que ela se encontra. Essa descoberta possibilitou aclarar que a música começa antes mesmo do nascimento, na fase intrauterina. Mesmo de maneira diferente, ela está presente na vida dos seres humanos desde muito cedo. É comum, no ambiente sonoro, bebês e crianças interagirem com a música e, em seu universo, ouvir, cantar e dançar de maneira intuitiva.

Legenda: Aula de música do ensino fundamental 1

 O uso das cantigas de ninar, das canções de roda e todo tipo de jogo musical desenvolve nas crianças a comunicação pelos sons. Essa troca estimula os lados afetivo e cognitivo, bem como a criação de fortes vínculos, tanto com os professores quanto com a música. Durante as brincadeiras que envolvem cantigas de roda ou histórias cantadas, é possível perceber crianças atentas e concentradas. Também faz parte do mundo infantil brincar com ritmos e melodias, descobrir e montar novos instrumentos musicais.

Compreendemos que é muito importante a adoção de uma prática pedagógico-musical que tenha um olhar não apenas à dimensão cognitiva das crianças, mas também à sua dimensão afetiva, visto que, durante os  primeiros anos de vida, elas se expressam e interagem com seu meio de forma prioritariamente afetiva. Essas atitudes podem ser demonstradas por meio de canções aprendidas na escola e reproduzidas com suas famílias, com o uso de instrumentos de percussão, por exemplo, e com a aplicação de conhecimentos como pulso da música.

Legenda: aula de musicalização na educação infantil

PROJETOS MUSICAIS DESENVOLVIDOS NO STOCCO

Nas aulas de musicalização com as turmas do Infantil 1 ao Infantil 3, desenvolvemos todo o potencial infantil já citado, por meio das canções infantis que fazem parte da memória brasileira, como a música escravos de Jó, em que trabalhamos pulso, ritmo, o andamento acelerado ou lento da música, a precisão dos gestos, em alguns momentos da música.

As canções infantis brasileiras abrem um grande leque de brincadeiras e jogos  musicais e o resgate dessas memórias têm a função de  estimular e alimentar a necessidade de saber a nossa história, o passado e o presente, e sobre nossa cultura.

Os estudantes têm como conhecimento básico o pulso, o ritmo e as quatro propriedades dos sons (altura, duração, timbre e intensidade). Utilizamos os instrumentos musicais de percussão, que são instrumentos de fácil manuseio, onde conseguimos desenvolver várias atividades com eles. 

Com as turmas do Infantil 4 e 5, desenvolvemos o Projeto Villa-Lobos, quando trabalhamos o resgate de canções infantis de sua autoria, tais como: Samba Lelê, O cravo brigou com a rosa, entre outras lindas canções. A escolha de Heitor Villa-Lobos se deve por ele ter sido um dos responsáveis pela introdução da musicalização nas escolas brasileiras. 

Com as turmas do 1º ano do Fundamental, desenvolvemos o Projeto Adoniran Barbosa, músico, ator, compositor – o “poeta do povo”, e está sendo fascinante conhecer suas músicas e suas poesias com as crianças.

No Stoquinho, as aulas de musicalização ganham força pelos diversos ambientes onde as aulas são desenvolvidas, bem como o contato com a natureza, e pela existência do parque sonoro, do ateliê de arte e musicalização, que são dedicados para as aulas de música. Além disso, associamos o afeto e o relaxamento nos finais das aulas com todas as atividades musicais desenvolvidas com os nossos stoqueiros, criando um vínculo afetivo que irá levar para a vida toda.

No Colégio Stocco, os estudantes carregam na bagagem, toda a vivência musical da educação infantil e aprimoram o seu conhecimento com o acréscimo no aprendizado da flauta doce que inicia no 2º ano com a leitura de partitura, associada ao canto-coral, conhecimento dos instrumentos de uma orquestra, aulas de percussão, valorizando principalmente a música brasileira. Com projetos como “Nosso Baião”, oferecido aos estudantes do fundamental I, eles têm acesso a história de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e toda a sua regionalidade. Nesse Projeto, cada ano escolar aborda uma música ou atividades correspondentes ao conteúdo determinado por turma, onde são escolhidas as músicas por grau de dificuldade para fazer parte do repertório da flauta. Nos 3º e 4º anos, seguimos com o uso da flauta doce com um modo avançado, com acréscimo de novas notas musicais, novos ritmos, com músicas mais elaboradas, associando cada canção ao contexto histórico, novos jogos e o uso de instrumentos de percussão maiores como tímpanos. Concluímos a aula de música no 5º ano com novas experiências, com músicas mais complexas, trabalhando a rica música brasileira e também a internacional.  Concluímos os nossos projetos com apresentações musicais abertas, tais como a linda Cantata de Natal, com todos os estudantes do fundamental I. A intenção das aulas de música no Colégio Stocco não é formar músicos mas, se o mesmo acontecer, ficaremos honrados. Buscamos formar estudantes que valorizem a  cultura e carreguem em sua história a grandeza, a leveza, a socialização e toda a transformação cognitiva, autoconfiança, auto expressão que o universo musical transfere para a vida de nossos stoqueiros. 

Na Unidade 3, temos o estúdio de música profissional, o Stocco Music Hall, com isolamento acústico, instrumentos profissionais e semi-profissionais, que engrandecem a prática pedagógica e ampliam as possibilidades de aprendizagem.

Legenda: Sala de Música da Unidade 3 – Stocco Music Hall

Autores:

Professora de Musicalização: Queide Matias Ondei Biazon

Diretora Pedagógica: Jozimeire Silva

Coordenadora Fundamental 1: Simone Zambeli

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